Dia das Mulheres: qual a importância do empoderamento feminino?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com/Kakigori Empoderar mulheres e promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais são garantias para o fortalecimento da economia.

O empoderamento feminino é um tema que vem tomando conta dos debates sociais hoje em dia, e é claro que, no Dia das Mulheres, ele não poderia deixar de estar em pauta.

Empoderar mulheres e promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais são garantias para o fortalecimento da economia, o impulsionamento dos negócios, a melhoria na qualidade de vida das mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.

O que significa empoderamento feminino?

De acordo com o dicionário, a palavra empoderamento significa “conceder ou conseguir poder; obter poder”. Com origem no inglês “empowerment”, o termo foi traduzido pela primeira vez pelo pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire. Para ele, empoderamento designa a “capacidade do indivíduo de realizar as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer”.

Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um documento chamado “Os Princípios de Empoderamento das Mulheres”. O principal objetivo era mostrar às empresas e companhias como elas poderiam conceder mais poder para as mulheres.

Os 7 princípios básicos do empoderamento são:

– Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

– Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

– Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

– Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

– Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

– Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

– Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Assim, o empoderamento feminino se refere basicamente a dar poder para outras mulheres, para que cada mulher possa assumir seu poder individual. Com isso, há crescimento e fortalecimento do papel de todas na sociedade.

A história do Dia das Mulheres e sua relação com o empoderamento

As origens do Dia Internacional das Mulheres são variadas, mas a cronologia dessa história remete a 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, quando um grupo de 15 mil mulheres organizou uma passeata em busca de melhores condições de trabalho.

Porém, em 1917, houve um marco ainda mais forte que determinaria o tão famoso 8 de março. Naquele dia, um grupo de operárias russas saiu às ruas para se manifestar por melhores condições de vida e de trabalho, contra a fome e contra a entrada da Russia na Primeira Guerra Mundial.

Oficializada em 1975, a data é marcada por reivindicações como igualdade salarial, igualdade de gênero e protestos sobre a violência contra a mulher e a posição da mulher perante a sociedade.

O empoderamento é uma prática necessária na sociedade como um todo. O número de mulheres no mercado de trabalho, por exemplo — seja ocupando grandes cargos em empresas, empreendendo ou investindo — é muito maior do que alguns anos atrás.

Mas, apesar desses avanços, a desigualdade entre homens e mulheres no meio corporativo e na sociedade como um todo ainda é alarmante. Como forma de amenizar e modificar essa realidade, diversas empresas estão utilizando o empoderamento feminino como estratégia em seus negócios.

O empoderamento feminino no ambiente corporativo

No âmbito corporativo, esse empoderamento fornece ferramentas para que a empresa desenvolva ações que gerem mudanças reais. Práticas que estimulam a igualdade de gênero e fazem com que ações de igualdade sejam incorporadas, não só nas atividades da organização, mas no mercado como um todo, contribuí para o crescimento econômico, social e político.

Em 2010, um estudo da universidade Duke – dos Estados Unidos – apontou que mulheres que ocupam cargos importantes ou de liderança são vistas como mais assertivas do que os homens. A pesquisa também apontou que as mulheres sabem ter relacionamentos profissionais mais funcionais, por saberem lidar melhor com as próprias emoções e com as dos outros.

Por isso, no ambiente corporativo a simpatia, a competência e a empatia geram muitos pontos a favor do gênero feminino. Cientistas descobriram que a capacidade empática está diretamente relacionada aos neurônios-espelho – um grupo de células fundamentais para o comportamento empático e imitativo dos seres humanos.

Eles são responsáveis pela percepção das atitudes de outras pessoas. Sentir vontade de bocejar ao ver outra pessoa fazendo o mesmo é uma das reações desses neurônios, por exemplo.

Para neurocientistas, o sistema de neurônios-espelho feminino é maior do que o dos homens e, por conta dessa característica cerebral, as mulheres possuem uma habilidade natural para ser empática.

Para ter relacionamentos profissionais mais funcionais e ocupar cargos de liderança com assertividade, ter empatia é essencial. Desenvolver a capacidade de escutar com atenção seus colaboradores é fundamental para elevar a produtividade da equipe e a satisfação dos funcionários.

Por isso:

Aprenda a reconhecer suas emoções

Saber identificar como você se sente e reconhecer as emoções quando elas surgem é fundamental, pois te ajuda a entender quais são seus gatilhos emocionais e as crenças limitantes que podem impactar negativamente sua carreira.

Seja determinada

Saber tomar decisões – mesmo sob pressão – também é imprescindível para uma pessoa que ocupa um cargo de liderança. E o caminho para desenvolver essa capacidade é o autoconhecimento. Quando você entende como responde às situações externas, é possível criar ferramentas que te auxiliem nos momentos decisivos.

Aprimore sua Inteligência Emocional

Quer melhorar sua capacidade de empatia, sua comunicação e seu poder de persuasão? Conheça o Lotus Inteligência Emocional – um treinamento de imersão que proporciona um mergulho profundo em você mesmo.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter