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© Depositphotos.com / belchonock A depressão adquirida dentro do ambiente de trabalho pode ser desenvolvida quando as diversas demandas do dia a dia começam a fugir do controle.

Lidar com a carreira de maneira saudável é uma tarefa que exige capacidade de administrar bem o tempo, as relações, a pressão e o estresse que é ocasionado pelo dia a dia de trabalho. O ambiente corporativo costuma exigir bastante da maioria dos profissionais, e as diversas demandas, projetos, prazos e decisões podem fazer com que o indivíduo se sinta exausto e até mesmo ansioso.

Quando essas situações do cotidiano profissional fogem do controle, é possível que o indivíduo desenvolva um quadro depressivo relacionado ao ambiente de trabalho. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que as pessoas estejam sempre atentas aos sinais e aos sintomas da depressão adquirida no trabalho. Além disso, é necessário prestar atenção à rotina dentro da empresa, evitando se desgastar ou se cobrar além do que é realmente necessário.

Principais sintomas da depressão no trabalho

  • Irritabilidade;
  • Agressividade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cansaço excessivo;
  • Falta de motivação;
  • Queda drástica na produtividade;
  • Dificuldade nas relações com os colegas;
  • Tristeza constante e profunda;
  • Crises de choro;
  • Insegurança e timidez em excesso;
  • Explosões de raiva;
  • Procrastinação;
  • Dificuldades com a memória;
  • Inabilidade para tomar decisões;
  • Alterações no apetite;
  • Distúrbios de sono (dormir pouco ou em excesso);
  • Queda na libido.

Vale destacar que a depressão é uma doença muito comum hoje em dia, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 400 milhões de pessoas sofram do problema em todo mundo. O transtorno tem origem em fatores genéticos e alterações químicas no cérebro, embora problemas emocionais e ambientais também possam desencadear a doença.

Como lidar com a depressão no trabalho?

Geralmente, a depressão é um problema controlado com o uso de farmacológicos que regulam partes químicas do cérebro. Porém, é importante olhar para os gatilhos emocionais que geraram o transtorno, fazendo ajustes na rotina e na forma com que o profissional lida com a pressão do dia a dia.

Se você está passando por esse problema, o primeiro passo é procurar ajuda médica o quanto antes para que o quadro não evolua e acabe intensificando os sintomas. Após essa providência, é essencial desenvolver um processo de consciência sobre as próprias emoções.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar?

Para administrar da melhor maneira as adversidades, lidar com a pressão do dia a dia de forma mais saudável e evitar doenças como a depressão, é fundamental que você desenvolva sua Inteligência Emocional. Dessa maneira, você poderá encontrar importantes ferramentas que proporcionarão uma série de habilidades para administrar melhor sua carreira e suas relações profissionais.

Ao perceber e aceitar as próprias emoções, é possível entender os padrões de comportamento e crenças limitantes que estão impedindo que você leve uma vida mais saudável. Conheça o Método LOTUS e evite que os desafios se tornem problemas e tomem uma proporção maior do que o necessário, desencadeando doenças emocionais.

 

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