Confira 4 dicas de como desenvolver o autodomínio

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / andreaobzerova Para desenvolver o autodomínio é muito importante seguir algumas dicas simples que são: ser resiliente, ter autoconhecimento e respirar.

A vida é repleta de desafios diários, e é fundamental que os indivíduos saibam administrar os altos e baixos de maneira harmoniosa e coerente para que os problemas não causem um impacto maior do que o necessário em sua vida e rotina. O ponto chave para lidar com situações desafiadoras é saber controlar as próprias emoções, impulsos e desejos. Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a desenvolver o autodomínio. Confira a seguis:

Dicas de Inteligência Emocional para desenvolver o autodomínio

Seja resiliente

Ser resiliente garante que você não entre em desespero diante de alguma adversidade ou imprevisto, seja no ambiente de trabalho ou em situações familiares e/ou amorosas. Na verdade, uma pessoa resiliente é capaz de desafiar cada obstáculo que vida apresenta e de aprender com os erros cometidos no passado. Um profissional com essa característica é capaz de trabalhar sob pressão, além de enfrentar os problemas e encontrar soluções assertivas.

Tenha autoconhecimento

Desenvolver o autoconhecimento é essencial para reconhecer seus comportamentos, atitudes, limitações e potenciais. Em geral, indivíduos que conhecem suas próprias capacidades são mais seguros de si e não perdem o controle facilmente. A autopercepção permite que o indivíduo entenda como é sua reação diante das diferentes emoções e situações, encontrando maneiras mais assertivas de se comportar. O autoconhecimento e o autodomínio possuem uma relação estreita, sendo que um depende diretamente do outro para existir.

Respire

Sempre que estiver passando por uma situação difícil e perceber que seu estado emocional foi afetado, se afaste por alguns instantes e respire. Contar pacientemente até dez é uma excelente maneira de lidar com um problema que está causando irritação, pois permite que sua raiva inicial vá embora e você tenha uma dimensão real da situação.

Quando você retomar o controle e a consciência, enfrente a situação e converse sobre o problema. Lembre-se: muitas vezes, uma pequena pausa para se recompor evita o chamado sequestro emocional — que pode levar a consequências mais sérias e que certamente trarão arrependimento.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Aprender como suas emoções funcionam e a maneira com elas interferem na sua vida pessoal, profissional, familiar e social é fundamental para melhorar suas relações. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, você conquista ferramentas para entender como cada emoção faz você se sentir, pensar e se comportar. Assim, você poderá assumir o controle da sua vida e o autodomínio impedirá que você se deixe levar por padrões limitantes e pelo descontrole emocional.

Posts Relacionados

Introdução As brigas são uma parte normal de qualquer relacionamento,

Leia Mais ►

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter