Comunicação horizontal: como desenvolvê-la pode ajudar no trabalho em equipe

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / TCdesign Comunicação horizontal é bastante importante dentro das empresas, uma vez que facilita a troca de informações.

A comunicação horizontal é utilizada para trocar informações, alinhar demandas e encontrar soluções entre colaboradores de um mesmo nível hierárquico. Este canal direto de troca de informações é importante para aumentar os níveis de coordenação e cooperação entre a equipe. Este tipo de comunicação também pode ser utilizado entre profissionais de diferentes setores e cargos, funcionando como um excelente aliado para uma comunicação integrada e assertiva.

Dicas para desenvolver a comunicação horizontal na empresa

Cabe à diretoria e aos gestores da organização investir em ideias e estratégias para uma maior integração entre setores e equipes. A partir desse diálogo, é possível que surjam ideias inovadoras para transformar a rotina organizacional e gerar melhorias significativas nos relacionamentos interpessoais entre colaboradores da empresa e até mesmo entre a organização e seus clientes.

Confira algumas dicas de como desenvolver esse tipo de comunicação dentro da empresa:

Entenda a cultura da empresa

Entender os valores e objetivos da organização é o primeiro passo para desenvolver uma comunicação eficaz entre setores e colaboradores. O perfil da empresa precisa estar alinhado com a maneira como as informações são processadas e com os meios utilizados para que os processos ocorram.

Invista em diálogos abertos

Um diálogo transparente evita fofocas que surgem naturalmente no ambiente de trabalho e nas relações humanas em geral, sendo também fundamental para evitar conflitos e problemas internos.

Valorize a opinião dos colaboradores

Ao sentir que sua opinião é valorizada pela empresa, o funcionário se sente útil e importante para a organização como um todo, aumentando sua autoestima. Como consequência, o profissional tende a vestir a camisa da empresa, já que funcionários que se sentem valorizados trabalham de forma alinhada com seus colegas e se dedicam com mais vontade às suas tarefas.

Estabeleça uma comunicação acessível e atraente

A tecnologia pode ser uma excelente aliada para promover esse diálogo, visto que torna esse fluxo de informações mais rápido e acessível. Promover encontros com um tom mais informal, como almoços e coffee breaks, também é muito eficiente para fortalecer os laços entre os funcionários.

Aprimore as relações interpessoais

Aprimorar as relações interpessoais melhora o clima organizacional e impacta de maneira positiva nos resultados alcançados pela empresa. A comunicação correta integra os funcionários, fazendo com que todos se sintam parte do time.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter