© Depositphotos.com / TheLightPainter Uma vida desorganizada pode ser reflexo de uma desorganização interna, indicando uma possível crise emocional.

O mundo exterior se comunica o tempo todo com o seu interior. Portanto, se você vive em ambientes bagunçados e desorganizados, fique atento: isso pode sinalizar uma desorganização interna e até contribuir para o desenvolvimento de uma crise emocional.

Ansiedade, medo, insegurança, falta de foco e excesso de questionamentos são alguns dos preços que as pessoas desorganizadas costumam pagar. Além disso, a falta de organização pessoal pode fazer com que o indivíduo se sinta incapaz de realizar as atividades, podendo se sentir perdido e desequilibrado.

Quando você planeja e organiza o dia a dia, consegue se situar na sua própria vida, encontrando um eixo sem correr o risco de perder o controle e a consciência. Além disso, a organização permite que você viva no momento presente e faça escolhas assertivas.

Dicas práticas para organizar o dia a dia

  • Tenha um quadro de avisos em sua casa, e utilize-o para anotar lembretes e listas de compra;
  • Tenha sempre um bloco de anotações na bolsa ou no carro;
  • Organize livros, revistas e objetos, evitando deixar esses itens espalhados;
  • Crie um arquivo, separando seus documentos pessoais em pastas específicas para cada assunto;
  • Faça uma lista de tarefas pendentes, dividindo-as entre urgentes e importantes. Estabeleça a prioridade de cada uma e determine uma data de conclusão;
  • Faça uma planilha financeira para controlar seus gastos;
  • Separe a roupa do dia seguinte antes de dormir;
  • Guarde suas roupas e acessórios assim que os tirar, evitando deixar objetos espalhados pela casa;
  • Escolha um dia da semana para realizar tarefas de faxina, lavar as roupas e fazer compras. Organize-as de acordo com sua agenda, dividindo ou centralizando as tarefas;
  • Mantenha seu armário arrumado, organizando suas roupas de uma forma prática. Desfaça-se das peças que você não usa há mais de seis meses, abrindo espaço para coisas novas;
  • Arrume as gavetas do banheiro, a maquiagem e os produtos de higiene pessoal;
  • Limpe seus sapatos e retire a sujeira, tornando o ambiente mais limpo;
  • Mantenha seu carro sempre limpo.

Organize suas emoções

Cada emoção traz reações diferentes em cada pessoa. Você sabe como suas emoções se manifestam na sua vida? Uma das formas de organizar as emoções e fugir das crises emocionais é desenvolvendo sua Inteligência Emocional. Conheça o Método LOTUS e alcance o desenvolvimento emocional e o autoconhecimento. Dedique-se ao que realmente importa: você!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do brasileiros – 30 milhões de pessoas – sofrem com a dor. Ou seja, precisamos realmente prestar atenção nos sintomas dessa condição e nas causas emocionais que podem influenciar seu surgimento.

Leia Mais ►

Pesquisar online uma reação física qualquer é algo fácil, até automático, certo? Porém, essa “curiosidade” tem limite e quando ele é ultrapassado, surge a hipocondria.

Leia Mais ►

A interação entre fatores genéticos, ambientais e psicológicos podem levar ao desenvolvimento dessa doença silenciosa. Porém, são os fatores psicológicos e emocionais que funcionam como um gatilho para o transtorno vir à tona.

Leia Mais ►

Inscreva-se para receber nossa newsletter