Como a Inteligência Emocional pode te ajudar a se recolocar no mercado de trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / stockasso A Inteligência Emocional pode ajudar o indivíduo a ter automotivação, consciência de suas emoções e autoconfiança, auxiliando em sua recolocação no mercado de trabalho.

A Inteligência Emocional é a capacidade de um indivíduo entender e monitorar as próprias emoções, utilizando este conhecimento para orientar os próprios pensamentos e adotar comportamentos positivos. Trata-se de uma habilidade que atualmente é considerada um dos principais fatores para o sucesso profissional.

Rodrigo Fonseca, presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), afirma que uma boa formação e ampla experiência de mercado não garantem necessariamente que o profissional terá sucesso em sua área de atuação. Isso porque pessoas que são capazes de fazer uma boa gestão de suas emoções são mais bem avaliadas e geralmente ganham a preferência das organizações na hora de serem contratadas.

“Quanto mais desenvolvemos habilidades estritamente emocionais, mais aumentam nossas chances de recolocação no mercado de trabalho e de alcançar o sucesso profissional. Pessoas emocionalmente desenvolvidas têm consciência dos seus pontos fracos e desenvolvem essas deficiências, facilitando a superação dos obstáculos na rotina corporativa”, explica Rodrigo.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar na recolocação profissional

A Inteligência Emocional é uma característica formada desde o momento do nascimento do indivíduo, sendo moldada a partir de todas as influências e vivências de casa, na escola e entre os amigos. Confira algumas dicas de como fazer com que esta habilidade favoreça a pessoa no momento em que ela precisar de uma recolocação no mercado de trabalho:

Automotivação

Entender suas prioridades, valores e desejos internos é fundamental para que você seja capaz de motivar a si mesmo e ir em busca de empresas que realmente condizem com seus anseios. Além disso, a automotivação é uma habilidade que leva à superação e ao desenvolvimento contínuo ao longo de sua carreira. Desenvolva o autoconhecimento e torne-se capaz de entender o que te impulsiona e motiva, de modo que seja possível canalizar seus esforços em busca de um trabalho em que você possa fazer a diferença.

Tenha consciência de suas emoções

O medo pode ser um fator paralisante durante uma entrevista de emprego, impedindo que você exprima suas habilidades, ideias e competências de maneira adequada. Ao saber como lidar com suas emoções, por outro lado, é possível se expressar de forma mais assertiva, enfrentando este tipo de desafio de maneira mais consciente.

Desenvolva sua autoconfiança

Confiar em si mesmo e nos seus potenciais é fundamental, assim como minimizar suas limitações e desenvolver seus pontos fortes.

Tenha paciência e se cobre menos

Não busque metas inalcançáveis. Em vez disso, faça o possível para dar o seu melhor diante de todas as circunstâncias que a vida te apresenta, tendo em mente que o resultado sempre será proporcional a seu esforço. Lembre-se: estar em busca de uma recolocação no mercado não faz de você um profissional ruim ou pouco preparado. Seja resiliente, continue buscando, se reciclando e mantendo uma atitude positiva.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter