Inscreva-se para receber nossa newsletter

Como fazer que as pessoas gostem de mim?
Como fazer que as pessoas gostem de mim: para combater a sensação de rejeição, é preciso aprender a valorizar a si mesmo.


Quantas vezes você já pensou: “Como fazer que as pessoas gostem de mim?”.

A sensação de rejeição e a carência afetiva são os principais fatores que podem fazer com que uma pessoa acredite que ninguém será capaz de amá-la e valorizá-la.

Além disso, a baixa autoestima, excesso de autopiedade e a falta de autoconhecimento são outros aspectos que estão intimamente relacionados com esse pensamento.

O Google divulgou os termos mais pesquisados no ano de 2019 e essa frase aparece em terceiro lugar, ou seja, as pessoas precisam trabalhar o sentimento de rejeição e desenvolver mais o amor-próprio.


Por que isso acontece?

A qualidade das relações primárias é o que geralmente determina o comportamento de uma pessoa que se sente rejeitada.

Pessoas que não receberam carinho suficiente na infância ou foram rejeitados pelos pais têm tendência a desenvolver esse tipo de insegurança — seja na vida amorosa, profissional ou familiar.

Isso pode ocorrer tanto por uma situação real ou pela interpretação que a criança deu a algum fato que foi marcante para ela.

O contrário também pode ocorrer: o excesso de carinho e cuidado pode desencadear a carência afetiva e o medo da rejeição, uma vez que pessoas que cresceram muito dependentes de seus pais tendem a sentir que não são capazes de encarar situações cotidianas sem ajuda.

Como consequência disso, acabam condicionando sua felicidade nos outros. Então, como mudar a sensação de que as pessoas não gostam de você?



Veja mais: “O que é carência afetiva e como tratar?”


Mude a sensação de não ser amado com Inteligência Emocional

Cuidado com a autopiedade

Sentir pena de si mesmo pode ser uma armadilha perigosa, visto que o indivíduo se torna colecionador de suas próprias dores.

Ficar preso aos traumas e episódios que trouxeram sofrimento é uma atitude que pode contaminar todas as esferas da vida, colocando a pessoa em uma situação de vitimização e inferioridade.

É importante ter responsabilidade sobre a própria vida e se libertar dos episódios que foram interpretados como rejeição e abandono.


Valorize-se

Para ser amado e aceito pelo outro, é fundamental aprender a amar e valorizar a si mesmo.

Aprenda a olhar para suas maiores qualidades, realizações e características positivas. Desse modo, perceberá como você é especial e merece ser amado.



Veja mais: “Baixa autoestima: 14 sintomas de que você está praticando o desamor”



Ressignifique seus traumas

É importante olhar para alguns acontecimentos do passado e entender as marcas que eles deixaram e qual foi a sua interpretação diante dessas situações.

Só assim será possível atribuir novos significados para essas memórias que causaram dor. Questione o sentindo que você dá a seus traumas e pare de se torturar por coisas que estão fora do seu controle.


Cuide de suas emoções

Não importa como ou quando os traumas emocionais que levam a sensação de rejeição foram gerados: eles permanecerão no seu subconsciente, seja como uma memória que trouxe aprendizado ou como uma dor que cria mecanismos inconscientes.

Muitas pessoas têm dificuldade para encontrar equilíbrio emocional porque estão presas a um trauma reprimido que leva a autopiedade, medo da rejeição e carência afetiva, o que leva ao questionamento: “como fazer que as pessoas gostem de mim?”

É impossível voltar no tempo e mudar o que já aconteceu, mas é perfeitamente viável dar novos significados e interpretações para esses fatos do passado.

Desenvolva sua Inteligência Emocional no treinamento Lotus Inteligência Emocional e aprenda a compreender e controlar suas emoções!

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

A alergia emocional é desencadeada por fatores psicológicos e emocionais que afetam o sistema imunológico.

Leia Mais ►

Autorresponsabilidade é a capacidade de assumir a responsabilidade por todas as coisas que acontecem em nossa vida.

Leia Mais ►

Um cargo de liderança não faz de ninguém um líder. A verdadeira Liderança vem de dentro e com ela, algumas características emocionais extremamente importantes.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter