Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / IgorTishenko Indivíduos que são acometidos pela depressão profunda sentem uma tristeza extrema e constante, que pode fazer com que ele se afaste dos familiares e amigos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país que possui o maior número de pessoas depressivas em toda a América Latina: estima-se que 11,5 milhões de brasileiros sofram com a doença, totalizando quase 6% da população. Trata-se de uma doença que tem origem psicológica, emocional e ambiental, manifestando-se por meio de uma tristeza sem motivo aparente e que deixa o indivíduo incapacitado de realizar suas atividades cotidianas e de se relacionar de maneira saudável.

A medicina é capaz de controlar os principais sintomas da depressão por meio do uso de medicamentos, mas também é importante cuidar dos fatores emocionais que originaram o problema para garantir que os remédios não funcionem apenas como uma ferramenta que camufla feridas emocionais. Para que o indivíduo supere a depressão, é fundamental que essas feridas sejam devidamente identificadas e tratadas.

Pessoas que se encontram em um quadro depressivo só conseguem enxergar o lado negativo das coisas e geralmente têm muita dificuldade para exercer tarefas simples do cotidiano ou fazer atividades que antes traziam prazer. Vale lembrar que a depressão é uma doença e, como tal, é essencial que seus sintomas sejam identificados adequadamente para que o problema não evolua para uma depressão profunda (também conhecida como depressão severa).

O que é depressão profunda?

A depressão profunda é caracterizada por uma tristeza extrema, constante e que faz com que o indivíduo sinta dificuldade para manter contato até com pessoas mais próximas, como familiares e amigos. O problema também reflete na vida profissional e, muitas vezes, até a própria higiene pessoal fica comprometida.

Sintomas da depressão profunda

  • Isolamento completo;
  • Sentimento de culpa;
  • Sentimento de inutilidade;
  • Tristeza profunda e incapacitante;
  • Distúrbios do sono (insônia ou sono em excesso);
  • Diminuição drástica de desempenho profissional;
  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade para manter a higiene pessoal;
  • Pensamentos suicidas.

Como ajudar uma pessoa com depressão profunda?

Saiba entender as diferenças entre tristeza e depressão

A tristeza geralmente está associada a algum motivo específico, que faz com que o indivíduo se sinta chateado durante um tempo relativamente curto. Quando a tristeza persiste, porém, é necessário que haja acompanhamento médico. Quando a pessoa está deprimida, ela tende a procrastinar e se perder em meio a sua tristeza e, justamente por esse motivo, é importante que você saiba conversar claramente com o deprimido e incentivá-lo a procurar ajuda.

Não menospreze sentimentos

Compreensão e paciência são fundamentais para lidar com um indivíduo que apresenta um quadro de depressão profunda. Algumas pessoas podem confundir a doença com preguiça ou falta de interesse, e essas comparações agravam mais ainda o quadro de depressão, retardando o tratamento. Saiba ouvir a pessoa deprimida com empatia e tente entender o que ela sente. Aproveite para lembrar de momentos felizes e conquistas, trazendo esperança para seu amigo.

Incentive o desenvolvimento da Inteligência Emocional

O primeiro passo para o tratamento da depressão profunda é a procura por ajuda médica. Simultaneamente, é importante incentivar que a pessoa inicie um processo de consciência para que a cura emocional possa ser efetiva. O desenvolvimento da Inteligência Emocional permite que as pessoas aprendam a administrar as adversidades da vida de maneira equilibrada, pois elas se tornam capazes de acessar e entender seus gatilhos internos e padrões limitantes.

 

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você sabe como a meditação pode te auxiliar na busca pelo autoconhecimento? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Existem algumas atividades altamente recomendadas para a melhora e alívio

Leia Mais ►

Identificar o que está causando essa falta de motivação é o primeiro passo para sair desse sofrimento!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter