ANSIEDADE: Entenda os bastidores das causas e o que fazer

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Você já sentiu como se o coração fosse sair pela boca de tão rápido e intenso que ele batia?

Como se estivesse pressentindo que algo ruim fosse acontecer a qualquer momento e todo seu mundo fosse desabar?

Já sentiu todo esse medo, nervosismo e angústia, mas simplesmente não existia um motivo racional ou real para tudo isso?

Se você está passando por algum desses problemas, então, você está no lugar certo!

A ansiedade nada mais é do que uma reação natural do nosso sistema nervoso diante uma situação interpretada ou imaginada como perigosa. Ou seja, é normal que você sinta todos os sintomas que o medo dispara, que geralmente englobam:  

  • Nervosismo 
  • Vergonha 
  • Tristeza 
  • Pessimismo 
  • Cansaço 
  • Dificuldade para dormir 
  • Mudança de apetite

Esses sintomas podem ir além, chegando até mesmo a ser físicos, envolvendo: 

  • Enjoo 
  • Tremores 
  • Coração disparado 
  • Dificuldade na fala 
  • Suor excessiva
  • Boca seca
  • Entre alguns outros que são relatados por algumas pessoas. 

 

Como falamos, é normal que você se sinta dessa forma em situações consideradas tensas e de alto estresse. O real problema se dá quando você perde o controle desses sintomas e eles passam a ser constantemente presentes no seu cotidiano sem nenhum motivo, e chegando até a dificultar a socialização e a realização de algumas atividades que você costumava realizar normalmente

Fatores que podem agravar ou causar ansiedade

 
Alguns fatores externos, ou seja, além da genética, também são considerados grandes causadores e agravadores da ansiedade, como por exemplo, o estresse excessivo ou traumas devido a experiências ruins da nossa história de vida e que afetam profundamente nosso comportamento no presente. 

Geralmente o diagnóstico pode ser percebido pela própria pessoa devido a constância e agravamento dos sintomas. Principalmente durante a pandemia, os relatos aumentaram e são comprovados por um estudo da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o qual aponta que 90% dos psiquiatras relataram um agravamento na situação de seus pacientes durante o distanciamento social. Mas, diante de toda essa situação, o que fazer agora? 

Sofro de ansiedade. O que fazer?

Existem algumas atividades altamente recomendadas para a melhora e alívio da ansiedade, que são: manter a alimentação saudável, praticar exercícios físicos (principalmente cardiorrespiratórios), e meditação diária. 

Geralmente, tendo como uma das causas mais predominantes os traumas de experiências passadas, a busca pelo autoconhecimento é fundamental em todos os aspectos, para que assim você entenda e saiba reconhecer quem você realmente é. 

Entender a sua história de vida, especialmente o período entre a sua gestação e primeira infância (que chamamos de Período Original das Emoções) é entender todos os porquês por trás dos sentimentos angustiantes que persistem em não deixar que você seja plenamente feliz consigo mesmo hoje. Para entender os bastidores de todas essas emoções que formam a pessoa que você se tornou, é fundamental imergir na sua história e dar novos significados a origem dos seus problemas, para que eles cicatrizem e parem de afetar o seu presente. 

Nós sempre buscamos ajudar pessoas que estão nesse processo da busca do autoconhecimento, especialmente das emoções aprendidas no Período Original, através dos nossos Treinamentos e Experiências de Imersão, tanto presenciais, como online. Gostaríamos de ajudar você também no seu processo. Vamos nessa?! 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter