Amor ao trabalho: o benefício emocional de trabalhar com aquilo que gosta

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / michaeljung Trabalhar com aquilo que gosta traz diversos benefícios ao profissional, assim como a maturidade emocional.

Trabalhar conectado a seus próprios sentimentos, propósitos de vida, sonhos e valores pessoais é o sonho da maioria das pessoas. Os benefícios emocionais de trabalhar com aquilo que você gosta podem ser conquistados por meio da maturidade emocional, uma habilidade que é adquirida a partir do desenvolvimento da habilidade de lidar com as próprias emoções e administrá-las positivamente, mesmo com as adversidades do dia a dia.

Maturidade emocional e felicidade no trabalho

Pessoas com maturidade emocional apresentam comportamentos específicos, sendo que as principais características de pessoas felizes no trabalho são:

  • Possuem autocontrole emocional e sabem manter a calma nos momentos difíceis;
  • Reconhecem seu papel e não têm a necessidade de competir o tempo todo com os colegas;
  • Prezam por uma visão positiva e otimista;
  • Focam em suas próprias atividades e prazos de entrega, e não se deixam levar por distrações;
  • Sabem ouvir feedbacks e usam as críticas para melhorar seu trabalho;
  • Pensam antes de agir.

Como alcançar a satisfação no trabalho?

A Inteligência Emocional considera que existem algumas características que são responsáveis por trazer satisfação e realização profissional. Apesar desses pontos em comum, cada colaborador possui seus próprios sonhos motivadores, e é preciso ter consciência deles para conseguir explorar todo o seu potencial de maneira assertiva.

Confira alguns fatores que trazem satisfação no trabalho para e veja dicas de como atingir maturidade emocional no trabalho a partir deles:

Aprendizado

Saber valorizar o aprendizado que é possível obter durante a rotina no ambiente corporativo é um ponto importantíssimo. O crescimento profissional e pessoal que o indivíduo obtém a partir de suas atividades profissionais — desde treinamentos técnicos até o aprendizado informal ao interagir com gestores, colegas e colaboradores — é uma fonte de satisfação que precisa ser valorizada.

Autorrealização

A autorrealização desperta no indivíduo a vontade de cumprir seu propósito de vida. Complexo e profundo, esse tipo de motivação conecta a pessoa com sua missão e valores. Saber identificar qual o propósito por trás de suas atividades e de que forma seu trabalho faz diferença para a sociedade são questões que fazem com que a motivação e o sentimento de autorrealização aumentem.

Inteligência Emocional

Para identificar o que estimula sua motivação, é preciso que você saiba quais são seus valores e o que realmente é importante para você. Lembre-se de que a satisfação no trabalho e o sucesso profissional refletem diretamente em todas as demais áreas de sua vida e, por esse motivo, sentir-se realizado profissionalmente o conduzirá a uma vida mais feliz.

Se você deseja aumentar seu índice de satisfação e felicidade na vida profissional, não deixe de conhecer o Método LOTUS — uma oportunidade única para desenvolver sua Inteligência Emocional e trabalhar as suas emoções, se libertando de tudo que impede sua felicidade.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter