Abrace o fracasso: a frustração é uma parte da vida!

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com/ingka.d.jiw É preciso se permitir sentir todas as emoções.

Nossa vida seria muito melhor se não precisássemos passar por nenhum estresse ou fracasso, não é? Mentira. A vida não vai melhorar evitando frustrações e irritações, mas sim aprendendo a lidar com elas.

Tal Ben-Shahar, o famoso professor de Harvard que ensina a ser feliz, acredita que a chave é nós nos darmos permissão para sermos humanos: ninguém é feliz o tempo todo, e momentos ruins são normais!

É preciso se permitir sentir todas as emoções, sejam elas positivas ou negativas. Em uma palestra sobre “A ciência para viver uma vida melhor” na terceira edição do G.A.T.E., evento sobre educação global, o pesquisador de psicologia positiva contou que “emoções dolorosas são uma boa notícia: quer dizer que você não é um psicopata e que não está morto”.

Dias ruins fazem parte da vida

Esse é um exercício básico, mas que tem muito significado: não é para você pensar em um elefante rosa. Ok? Não pense em um elefante rosa.

Você não consegue mais se livrar da imagem do elefante, não é? Com as emoções é assim também. Como a lei da gravidade, elas são naturais, e tentar lutar contra elas seria uma constante frustração.

Porém, é preciso saber distinguir; devemos aceitar os sentimentos, mas não se resignar a eles. “É uma aceitação ativa. O que fazer com meus sentimentos, é isso que importa”, disse Ben-Shahar.

Como lidar com a frustração de fracassar

Sinta a sua dor

É isso mesmo! Deixe doer um pouco, porque é um direito seu remoer um pouco a sua dor. Se for preciso, passe um tempo sozinho, chore no travesseiro, se lamente. Porém, não prolongue esse sofrimento mais do que o necessário e não transforme esse período em um estado permanente de autopiedade.

Fale sobre o assunto

É preciso entender os detalhes, como e por que aconteceu, além de analisar com clareza as consequentes perdas. Essa é uma ótima forma de encarar um fracasso e ajudar a encerrar de uma vez por todas o assunto.

Trace um novo caminho

Você precisa de uma nova caminhada, diferente daquela que, como você já viu, deu errado. Construa uma nova trajetória e tenha paciência para mais uma, duas ou até mesmo dez tentativas.

Evite se estagnar

Corra atrás de fazer dar certo e, se não der, sem problema! Você já sabe como fazer: se dê um tempo, respire e bola para frente mais uma vez. Não adianta nada ficar inerte e desistir: não deixe o fracasso te parar!

Desenvolva sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional remete à capacidade de reconhecer e administrar suas emoções. Por isso, desenvolvê-la pode ser de grande ajuda na hora de lidar com as emoções negativas de um fracasso!

Se você quer desenvolver sua IE, conheça o Lotusuma experiência única e transformadora que, em 3 dias de imersão, te levará a uma profunda reflexão sobre o comportamento humano e como somente você poderá alterá-lo!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter