A Pedra Angular do Sucesso

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Qualquer um que tenha pensado que com a ascensão do trabalho remoto, o trabalho em equipe deixaria de ter importância, provavelmente já mudou de ideia. A verdade é que hoje, o trabalho em equipe é mais importante do que nunca.

O trabalho em equipe é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, seja ele esportivo, seja ele empresarial. Cada indivíduo tem dons, talentos e habilidades únicos. Quando trazemos estes dons, talentos e habilidades para a mesa e os compartilhamos para um propósito comum, isso certamente dá às empresas uma imensa vantagem competitiva.

E aqui está a verdadeira magia do trabalho em equipe: quando bem feito, traz benefícios que vão muito além de impulsionar os resultados da sua organização. Eis alguns deles:

Melhor resolução de problemas 

Albert Einstein recebeu todo o crédito por descobrir a teoria da relatividade, e é óbvio que ele teve muito crédito mesmo, mas certamente ele não teria chegado onde chegou sem a troca de informações com seus amigos e colegas. E toda grande descoberta é assim.

Por trás de cada gênio há uma equipe.

Quando as pessoas jogam com as habilidades e conhecimentos umas das outras, elas podem criar soluções práticas e úteis que mudam o mundo.

Maior potencial de inovação

A maioria das pessoas pensa que o ideal em uma organização é você se cercar de pessoas iguais a você. Mas este não é um ideal. É apenas a opção mais confortável. Mas o verdadeiro sucesso e a inovação revolucionária envolvem desconforto. O desconforto o leva a crescer. A diversidade de perspectivas é um caminho bem documentado para desbloquear novas oportunidades, superar novos desafios e obter novos insights. Em outras palavras: as ideias mais inovadoras acontecem justamente na interseção entre ideias de diferentes pessoas.

Um relatório recente da consultoria McKinsey & Company confirma isso. Ele descobriu que equipes compostas por membros de diversas origens (gênero, idade, etnia etc.) são mais criativas e apresentam desempenho superior em até 35%, em comparação com equipes mais homogêneas. Em vez de olhar para um problema do seu ponto de vista individual, você obtém uma visão de 360 graus, o que leva a um aumento exponencial de ideias.

Membros da equipe mais felizes 

Ter funcionários felizes é um objetivo que vale a pena por si só, mas a empresa também se beneficia. Por uma razão muito óbvia: funcionários felizes são mais produtivos do que funcionários infelizes.

Maior crescimento pessoal 

A equipe não existe para suprimir a individualidade, ao contrário.

Ao compartilhar informações e essencialmente treinar uns aos outros, cada membro individual da equipe pode florescer. Você pode descobrir novos conceitos de colegas com experiências diferentes. Você também pode aprender com os erros de outra pessoa, o que ajuda a evitar erros futuros.

Você pode até aprender algo novo sobre si mesmo. Todos nós temos pontos cegos sobre nossos comportamentos e pontos fortes que podemos desconhecer, e o feedback de um membro da equipe pode nos ajudar a descobrir tudo isso. Reconhecer esses pontos fortes e lidar com os pontos fracos pode torná-lo melhor, como membro da equipe, e também enquanto pessoa.

Talvez trabalhando em equipe você descubra que pode ser um ouvinte melhor, e prestar mais atenção nas necessidades dos outros.  Essa é uma habilidade que você pode desenvolver e depois levar para casa e usar para melhorar suas interações familiares.

Menos esgotamento

Um bom trabalho em equipe também previne o esgotamento, ou burnout, de seus membros individuais, possibilitando a divisão da carga de trabalho e ao fornecer apoio emocional.

Conclusão 

Não importa as mudanças que o futuro esteja guardando para nós, o trabalho em equipe sempre será algo fundamental. O trabalho em equipe sempre será a pedra angular de toda e qualquer equipe bem sucedida.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter