A importância da Saúde Emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Uma boa saúde emocional começa com a consciência de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Aprender maneiras saudáveis de lidar com o estresse e os problemas é algo fundamental na vida. Sentir-se bem consigo mesmo e ter relacionamentos saudáveis é importante.

Muitas coisas que acontecem em sua vida podem atrapalhar sua saúde emocional. Estes podem levar a fortes sentimentos de tristeza, estresse ou ansiedade. Mesmo mudanças boas ou desejadas podem ser tão estressantes quanto mudanças indesejadas. Essas coisas incluem:

  • Uma pandemia
  • Ser demitido do seu emprego.
  • Deixar um filho sair ou voltar para casa.
  • Lidar com a morte de um ente querido.
  • Divorciar-se ou casar-se.
  • Sofrer uma doença ou uma lesão.
  • Conseguir uma promoção no emprego.
  • Experimentando problemas de dinheiro.

Seu corpo responde à maneira como você pensa, sente e age. Nosso corpo e nossas emoções estão completamente interligados. Quando você está estressado, ansioso ou chateado, seu corpo reage fisicamente. Por exemplo, você pode desenvolver pressão alta ou úlcera estomacal após um evento particularmente estressante, como a morte de um ente querido.

Caminho para melhorar a saúde.

Existem maneiras de melhorar sua saúde emocional. Primeiro, reconheça suas emoções e entenda por que você as está tendo. Classificar as causas da tristeza, estresse e ansiedade em sua vida pode ajudá-lo a gerenciar sua saúde emocional. A seguir estão algumas outras dicas úteis.

Expresse seus sentimentos de maneira apropriada.

Se sentimentos de estresse, tristeza ou ansiedade estão causando problemas físicos, manter esses sentimentos dentro de si pode fazer você se sentir pior. Não há problema em deixar seus entes queridos saberem quando algo está incomodando você. No entanto, lembre-se de que sua família e amigos nem sempre podem ajudá-lo a lidar com seus sentimentos adequadamente. Nesses momentos, peça ajuda a alguém fora da situação. Tente pedir ao seu médico de família, conselheiro ou conselheiro religioso conselhos e apoio para ajudá-lo a melhorar sua saúde emocional.

Viva uma vida equilibrada.

Concentre-se nas coisas pelas quais você é grato em sua vida. Tente não ficar obcecado com os problemas no trabalho, na escola ou em casa que levam a sentimentos negativos. Isso não significa que você tem que fingir estar feliz quando se sente estressado, ansioso ou chateado. É importante lidar com sentimentos negativos, mas tente se concentrar também nas coisas positivas da sua vida.

Você pode usar um diário para acompanhar as coisas que fazem você se sentir feliz ou em paz. Algumas pesquisas mostraram que ter uma perspectiva positiva pode melhorar sua qualidade de vida e melhorar sua saúde. Você também pode precisar encontrar maneiras de deixar de lado algumas coisas em sua vida que fazem você se sentir estressado e sobrecarregado. Arranje tempo para as coisas que você gosta.

Desenvolver resiliência.

Pessoas com resiliência são melhores em lidar com o estresse de maneira saudável. A resiliência pode ser aprendida e fortalecida com diferentes estratégias. Isso inclui ter apoio social, manter uma visão positiva de si mesmo, aceitar mudanças e manter as coisas em perspectiva.

Acalme sua mente e corpo.

Métodos de relaxamento, como meditação, ouvir música, ouvir trilhas de imagens guiadas, ioga e Tai Chi são maneiras úteis de equilibrar suas emoções.

A meditação é uma forma de pensamento guiado e pode assumir muitas formas. Por exemplo, você pode fazer isso exercitando-se, alongando-se ou respirando profundamente.

Cuide-se

Para ter uma boa saúde emocional, é importante cuidar do seu corpo tendo uma rotina regular. Isso inclui uma rotina de refeições saudáveis, sono e exercícios para aliviar a tensão reprimida. Evite comer demais e não abuse de drogas ou álcool. Usar drogas ou álcool só causa outros problemas, como problemas familiares e de saúde.

Coisas a considerar

A falta de saúde emocional pode enfraquecer o sistema imunológico do seu corpo. Isso aumenta a probabilidade de você ter resfriados e outras infecções durante momentos emocionalmente difíceis. Além disso, quando você está se sentindo estressado, ansioso ou chateado, pode não cuidar da sua saúde tão bem quanto deveria. Você pode não sentir vontade de se exercitar, comer alimentos nutritivos ou tomar remédios prescritos pelo seu médico. Você pode abusar de álcool, tabaco ou outras drogas.

Quando procurar ajuda de um Mentor Emocional?

Se seus sentimentos negativos não desaparecem e são tão fortes que impedem você de aproveitar a vida, é especialmente importante que você entre em contato com um especialista. Você pode ter um distúrbio emocional mais grave que necessite de ajuda de um profissional.

Posts Relacionados

1. Autoconsciência O primeiro grande passo que você precisa tomar,

Leia Mais ►

Trabalhar sob pressão é uma das habilidades psicológicas mais importantes

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Conexão USA 🇺🇸!

Uma experiência profunda e impactante… agora para os Brasileiros nos EUA 🇺🇸!

Aguardem… dia 22 de Outubro de 2022!🚀🇧🇷🇺🇸

#conexão #usa #eua #rodrigofonseca #SBIE #inteligenciaemocional
#desenvolvimentoemocional