8 dicas de como acabar com a falta de atenção no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SIphotography A falta de atenção pode afetar a carreira do profissional dentro da empresa.

A atenção é a habilidade do cérebro filtrar o que realmente é importante e excluir as distrações. Porém, com tantas preocupações, cansaço, estresse e excesso de informações, muitas pessoas podem ter dificuldade para manter a mente focada nas tarefas do dia a dia.

A distração é um dos principais problemas no mundo corporativo e, além de comprometer os resultados da empresa, a falta de atenção no trabalho pode afetar a carreira do profissional. As distrações estão por toda a parte: problemas em casa, prazos curtos, reuniões, cobranças do chefe, telefone tocando, e-mails a responder, contas a pagar, filhos, saúde. Saber administrar todas as áreas da vida, portanto, é fundamental para não perder o controle e não sair prejudicado profissionalmente.

A relação entre a atenção e as emoções

Muitas pessoas têm dificuldade em se concentrar e manter a atenção por conta de questões emocionais. A falta de atenção é uma das maneiras que os indivíduos encontram para se proteger dos erros e das inseguranças — dois sentimentos sabotadores e que geralmente levam à procrastinação.

Se você não se sente seguro para realizar determinada tarefa, inconscientemente acaba criando formas de não realiza-la. Isso acontece muito com pessoas perfeccionistas, que têm muito medo de errar e preferem se sabotar para não correr este risco. Saber lidar com suas emoções, portanto, é uma excelente maneira de aumentar o foco e a atenção, sendo mais eficiente em suas tarefas.

Como acabar com a falta de atenção no trabalho

Faça uma coisa de cada vez

Manter a atenção em uma única atividade já é difícil e, quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, o desafio fica ainda maior. Sempre que possível, faça uma coisa de cada vez e faça o possível para finalizar uma tarefa antes de iniciar outra.

Mantenha a organização

Organize as gavetas, o armário, a mesa, os livros, arquivos e objetos, evitando manter as coisas espalhadas. Se o ambiente externo está bagunçado, fica difícil se organizar internamente. Além disso, centralize as anotações que estão dispersas em pequenos papéis e mantenha uma agenda, um bloco com espiral ou caderno para anotações diárias.

Priorize

Gerencie suas tarefas por meio de uma lista, dividindo-as em urgentes e importantes. Estabeleça qual a prioridade de cada uma e determine uma data de conclusão. Deixe suas tarefas sempre à vista e, após iniciar uma tarefa, termine-a. Lembre-se de marcar as tarefas já concluídas.

Planeje

Planeje seu dia: dedique pelo menos 15 minutos para planejar e organizar o novo dia de trabalho. É mais simples adotar uma disciplina diária do que perder horas arrumando uma desorganização acumulada.

Respire

Pare e respire fundo pelo menos cinco minutos por dia. A respiração consciente traz a mente para o momento presente, ampliando a autopercepção, o foco e o controle emocional.

Relaxe

Faça pausas entre as atividades, dividindo seu dia de trabalho em partes. A ciência comprovou que o cérebro consegue se fixar num único objeto por, no máximo, 60 minutos. Portanto, faça pausas ao longo do dia de trabalho.

Esteja motivado

A falta de motivação pode estar relacionada à desmotivação. Se as atividades que você realiza não trazem satisfação ou você está insatisfeito com outros aspectos relacionados ao trabalho, como salário ou problemas de relacionamento, as chances de perder a concentração nas tarefas são muito maiores.

Se você está passando por um momento de desmotivação no trabalho, é preciso sair desse ciclo e mudar sua realidade o mais rápido possível.

Tenha Inteligência Emocional

Para vencer a insegurança, é necessário aprender a confiar e gostar de si mesmo. A melhor forma de fazer isso é por meio do autoconhecimento, pois você certamente não confia em alguém que não conhece.

Saiba quem você é, identifique seus medos, saiba o que te faz feliz e desenvolva sua Inteligência Emocional. Você precisa saber quais fatores motivam ou desmotivam você, quais são suas qualidades e seus pontos fracos. Você só aprenderá a se amar e confiar em si quando tiver uma relação positiva com você.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter