Inscreva-se para receber nossa newsletter

O estresse é tratado, hoje, como um aspecto quase natural da vida, um efeito colateral esperado nos ambientes das grandes cidades. Mas será que a culpa por todo esse estresse é realmente da sociedade ou será que ela está em nós mesmos? Será que para combater o estresse é preciso se aposentar e mudar para o campo ou será possível reduzi-lo simplesmente alterando um pouco nosso cotidiano e nossos hábitos? Quer saber como ao menos tentar mudar esse panorama? Então conheça agora mesmo 6 hábitos estressantes que você tem e talvez ainda nem saiba:

Comparar-se com os outros

É da própria natureza humana fazer comparações com as pessoas mais próximas. É por isso que muita gente rica e bem-sucedida é infeliz: por viver em um mundo de pessoas ainda mais ricas e bem-sucedidas do que elas. Para não cair nesse ciclo vicioso, experimente comparar-se a si mesmo: como você está em relação ao ano passado, por exemplo? Você está estudando mais, malhando mais, viajando mais, alimentando-se melhor? Lembre-se que seu próprio progresso é o melhor motivador que você pode ter!

Ter um estilo de vida ruim

Se você está sempre esperando para começar a adotar hábitos saudáveis, acredite, só vai ficar pior. Sedentarismo, fumo, dieta cheia de açúcar, má postura, poucas horas de sono: tudo isso só contribui para um dia seguinte mais estressante, depois vindo a semana também estressante e assim por diante. Coloque finalmente em prática seu projeto de vida mais saudável e perceba como um novo horizonte se apresentará à sua frente!

Pensar nos bons tempos do passado

Você já parou para pensar que não pode mudar o passado, mas tem pleno poder sobre seu futuro? Pois, amargar-se sobre escolhas ruins e cultivar arrependimentos só o deixa mais pessimista. Aquilo sobre o que não se tem controle é assustador, também podendo ser simplesmente inútil. Em vez de olhar para trás, experimente pensar no que pode fazer, hoje, que ao se deitar à noite vai fazer pensar que o dia valeu a pena? E não fique só no pensamento, pratique!

Tolerar pessoas que não seus amigos

Amigos de verdade são amigos para o que der e vier. Mas a realidade é que todos cultivamos algum relacionamento que só nos desgasta e nunca dá nada em troca. Ou vai falar que é mentira? Evite esse desgaste dessnecessário, concentrando-se em passar mais tempo com as pessoas que fazem de você uma pessoa melhor.

Não combater a desonestidade

É horrível testemunhar algum ato de desonestidade e simplesmente deixar passar, nao é mesmo? E cultivar a desonestidade também é ruim, especialmente por dois motivos: primeiramente, você se estressa porque tem que lembrar da mentira para manter a versão ou tomar cuidados para não ser pego; e em segundo lugar, porque você perde a confiança nos outros. E pode acreditar: as pessoas mais desconfiadas normalmente são as mais desonestas e, também, bem estressadas.

Abraçar a negatividade

Se existe uma coisa que estressa bastante são as companhias negativas, não é mesmo? E o pior é que o que mais existe por aí é exatamente gente que reclama do trabalho, do salário, do chefe, da esposa, dos amigos, do trânsito, dos vizinhos, da cidade e da vida em geral. Mas não basta se livrar desse tipo de gente, porque quem mais se estressa com essa negatividade são elas mesmas. E isso também vale para você.

Experimente se concentrar no que você efetivamente pode fazer para mudar o que o deixa insatisfeito, abrindo menos a boca para reclamar do que simplesmente não tem remédio. Um exemplo? Em vez de reclamar do trânsito, tente sair mais cedo — ou mais tarde —, usar um outro meio de transporte ou testar novos caminhos. Não reclame. Mude!

E então, qual (ou quais!) desses hábitos estressantes você tem? Consegue identificar por quê? O que pretende fazer para mudar? Comente aqui e compartilhe suas experiências e opiniões conosco!

 

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas para economizar, e

Leia Mais ►

Hoje, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, nós

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter