5 dicas de como perder a vergonha de falar com as pessoas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SergeyNivens Muitos indivíduos deixam de se relacionar para se proteger dos erros e das críticas.

Você sente muita vergonha quando precisa falar com alguém para pedir uma informação, tirar uma dúvida, dar um conselho ou apenas se aproximar? Em um grupo de pessoas, é comum que alguns indivíduos sejam mais extrovertidos e outros mais reservados. Isso acontece porque cada pessoa tem uma personalidade diferente, que varia de acordo com sua história e experiência de vida.

Muitas pessoas preferem se calar a correr o risco de se expor. Esses indivíduos deixam de se relacionar para se proteger dos erros e das críticas, e têm muito medo de se sentirem humilhados, inferiorizados ou excluídos.

Dicas para perder a vergonha de falar com as pessoas

Descubra os gatilhos da vergonha

Perceba quais são as situações que deixam você com mais vergonha. Você pode ter medo de falar em público, de conversar com uma pessoa desconhecida, de participar de uma conversa sobre um assunto que você não domina, de ser elogiado ou de ser criticado. Ao tomar consciência dos gatilhos que trazem a vergonha, você conseguirá trabalhar cada um deles separadamente.

Conheça e ame a si mesmo

Você precisa conhecer e aceitar a si mesmo, amando-se por aquilo que você realmente é, para vencer o medo excessivo de ser criticado ou rejeitado. Quando você é capaz de se aceitar, deixa de depender da aceitação do outro para conseguir fazer as coisas e ser feliz sem ter medo de errar.

Não se condene tanto

Você nunca será bom em tudo e nunca acertará sempre. Você, assim como todas as pessoas, é imperfeito e precisa aprender a conviver com isso. Em vez de ficar o tempo todo focado nas coisas que você não gosta e se condenando pelo que não sabe, comece a perceber o que existe de positivo em você e quais são seus talentos e dons.

Não supervalorize as pessoas

O ser humano tende a enxergar apenas os aspectos positivos das pessoas, esquecendo que todos os indivíduos têm problemas e limitações. A comparação é sempre injusta, pois você enxerga o melhor do outro e o pior em você. Não supervalorize as pessoas, e saiba enxergar que todos possuem defeitos e qualidades individuais.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional

O medo que origina a vergonha e a timidez é uma emoção sustentada pela falta de habilidade de lidar com as emoções. Se você realmente deseja vencer este medo, desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS — um treinamento que trabalha suas emoções e desperta o grande potencial que existe em você.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter