3 dicas para não deixar que maus hábitos de vida se tornem parte de um ciclo vicioso

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / [email protected] Os hábitos são impulsionados por três importantes componentes: gatilho, ação e recompensa.

O hábito é caracterizado por uma sequência de comportamentos que são repetidas automaticamente em uma rotina, muitas vezes se tornando vícios. Segundo Rodrigo Fonseca, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), o hábito tem o objetivo de fazer o indivíduo poupar energia.

“Repetimos vários hábitos já moldados e arraigados no nosso cérebro emocional de maneira automática. Quando temos um comportamento estabelecido no cérebro emocional, não é necessário gastar energia pensando em que movimento é preciso fazer para escovar os dentes, por exemplo”, explica Rodrigo Fonseca.

Os hábitos são formados por três componentes: gatilho, ação e recompensa. O gatilho funciona como um “clique” no cérebro emocional: o gatilho para um fumante acender um cigarro, por exemplo, pode ser o café que ele toma depois do almoço. Logo em seguida vem a ação — que é fumar o cigarro em si — e a recompensa fecha o ciclo, indicando para o cérebro que a ação trouxe uma sensação de bem-estar.

A antecipação criada pelo gatilho, a constância na ação e o anseio pela recompensa formam o hábito. Quanto mais vezes a sequência de comportamentos for repetida, mais o indivíduo se sente recompensado e mais automáticas se tornam suas ações.

Os hábitos são poderosos pela dependência neurológica que a recompensa cria, e o nível da intensidade do desejo por esta recompensa pode tornar o hábito um vício. Ao tomar consciência sobre o processo de formação de um hábito, podemos tirar a força automática que ele tem nas nossas vidas.

3 dicas para eliminar maus hábitos

Modifique o gatilho

Uma das melhores maneiras de se livrar de um hábito é evitar o gatilho que leva a ele. Ao usar o exemplo do café (gatilho) que desperta a vontade de fumar (hábito), é possível diminuir a quantidade de cafés nos intervalos e, assim, evitar que a vontade de fumar apareça.

Entenda a neuroplasticidade cerebral

O cérebro humano é plástico e está em constante mudança. Por isso, sempre é possível adotar novos hábitos e eliminar hábitos antigos e prejudiciais. Esse funcionamento é chamado de neuroplasticidade cerebral — característica que torna o cérebro flexível e mutável. Isso significa que a mente se adapta e se molda todos os dias, e que a dificuldade para abandonar velhos hábitos existe porque o cérebro foi condicionado a isso.

Crie novos hábitos

Quando uma atividade se repete, os caminhos neurais ganham mais força e se torna cada vez mais difícil eliminar os hábitos. Incluir novos comportamentos à rotina e repeti-los por algumas vezes faz com que esses caminhos ganhem força e se torne um hábito inconsciente. Esse movimento pode incluir atividades físicas ou uma alimentação mais saudável, por exemplo.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter