Outplacement: o que é e qual sua função estratégica dentro da empresa

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Outplacement, também chamado de transição de carreira, é uma técnica utilizada pelas grandes organizações para diminuir os impactos nas demissões de executivos. Trata-se de uma ferramenta de gestão organizacional que estrutura as bases profissionais, auxiliando o colaborador demitido rumo a uma futura recolocação profissional. É um processo que visa apoiar e orientar os colaboradores para que a demissão tenha o menor impacto negativo possível.

Objetivos do Outplacement

Uma das principais propostas do Outplacement é desenvolver uma rede de relacionamento para, em seguida, trabalhar técnicas de marketing pessoal e de negociação com seus contatos. Assim, o indivíduo aperfeiçoa suas habilidades ao mesmo tempo em que estabelece relações profissionais.

O objetivo é humanizar as demissões por meio de um trabalho oferecido ao executivo envolvido em um processo de dispensa. Este trabalho normalmente é feito entre o departamento de Recursos Humanos e uma empresa de consultoria especializada, que elaboram um planejamento das ações que serão realizadas. O processo começa antes mesmo do profissional saber de sua dispensa.

A demissão é feita de forma clara e objetiva, sem omitir qualquer informação ou faltar com a verdade sobre o real motivo da dispensa. Após o aviso da demissão, inicia-se o trabalho que orienta o executivo nesta etapa.

Com o Outplacement o processo de demissão se torna menos desgastante e pode ser enfrentado de forma positiva. Durante este processo o colaborador é acolhido e recebe apoio, dicas e orientações de como repensar sua atuação, rever metas e objetivos, melhorar pontos negativos, potencializar performance, aumentar networking e dar um novo rumo à sua carreira.

Fases do Outplacement

O procedimento de Outplacement é dividido em três etapas principais:

Definição de como será o desligamento

O departamento de Recursos Humanos faz o planejamento de como será o afastamento do colaborador, com base em uma análise profunda de seu perfil, definindo também como será a condução deste processo para que não haja impactos negativos para o profissional em questão.

Nesta etapa, são definidos também quais argumentos serão abordados, quanto tempo será gasto no procedimento, qual a melhor data e, principalmente, se o desligamento será realizado de maneira individual ou coletiva.

Informações úteis

Nesta etapa do processo, o RH tem o dever de informar o colaborador sobre seus direitos, quanto receberá no acerto e todos os itens que estão inclusos dentro dele — como férias proporcionais.

Recolocação profissional

Esta é a última e mais importante fase do processo, uma vez que é nesta etapa que ele recebe orientações e ajuda da empresa para conseguir um novo emprego.

O profissional aprenderá como construir um currículo eficiente e objetivo, passará por testes de perfil comportamental para identificar suas principais habilidades e qualidades que devem ser melhoradas ou desenvolvidas, participará de palestras ligadas à carreira e mercado, além de receber apoio psicológico para passar por este momento.

Se você foi demitido e precisa de uma energia extra para recomeçar, não deixe de conhecer o Método LOTUS, um treinamento de três dias que irá desenvolver a sua Inteligência Emocional e despertar todo o seu potencial, trazendo toda a força que você precisa para recomeçar.

Imagem: © Depositphotos.com / Mazirama

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter