Como organizar a vida financeira da minha empresa sem envolvimento emocional

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

planilhas financeiras
É fundamental ter Inteligência Emocional para que as emoções não interfiram na organização financeira de sua empresa.

A vida financeira de uma empresa é determinante para que ela cresça e prospere. Nesse sentido, quanto mais cedo os problemas financeiros forem identificados, menores as chances de formar uma bola de neve de dívidas.

Se você quer saber como organizar sua empresa e colocar em prática as ações necessárias para uma possível reestruturação financeira, deixando de lado qualquer envolvimento emocional, confira nossas dicas:

Como organizar a vida financeira da empresa?

Envolvimento emocional

Se você tem qualquer tipo de envolvimento emocional com a empresa ou com as pessoas que trabalham nela, o primeiro passo é aprender a separar as coisas e cuidar para que as emoções não interfiram no processo de organização financeira.

Coloque o seu lado profissional em destaque e comece a trabalhar de maneira independente do seu envolvimento emocional.

Mantenha a calma

O maior desafio dos gestores e administradores em uma crise financeira é saber como lidar com a pressão emocional e manter a calma em um momento tão desafiador. Nesse sentido, é preciso ter Inteligência Emocional para administrar as emoções e imprevistos.

Os problemas financeiros podem ser passageiros e não significam que sua empresa não é qualificada e competente. Com planejamento, atitude e direcionamento, é possível superar todas as crises.

Identifique as causas dos problemas financeiros

Soluções imediatas e paliativas não resolvem a causa dos problemas e podem gerar outros obstáculos ainda maiores. É preciso identificar a origem do problema sem encontrar culpados, focando apenas na solução do problema.

Faça um mapeamento geral da empresa e da sua trajetória anterior às crises, identificando em que momento as coisas começaram a se perder.

Exponha a situação aos colaboradores

Se a crise financeira estiver mesmo grave, podem ocorrer atrasos no pagamento dos salários, suspensão de benefícios e até demissões. Para evitar a desmotivação da equipe, bem como o aparecimento de especulações e falsos boatos, exponha a situação aos colaboradores.

Explicar de forma clara e honesta todos os problemas que afetam a empresa é uma atitude que mostra que a administração está empenhada em solucionar os problemas, mas que a empresa precisa do apoio e da confiança de todos para vencer este obstáculo.

Medidas emergenciais e ajuda profissional

Faça uma planilha emergencial para visualizar valores como: banco, caixa, contas a receber, contas a pagar, custos fixos, impostos, entre outros. Se julgar necessário, procure ajuda de profissionais especializados em gestão financeira.

Imagem: © Depositphotos.com / minervastock

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter