Como aprimorar os pontos fracos em uma entrevista de trabalho?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / racorn Aceitar seus pontos fracos e saber falar sobre eles é fundamental para se dar bem em uma entrevista de emprego.

Você tem dificuldade para lidar com seus pontos fracos? Você se condena ou nega a existência deles? Qual a relação que você tem com suas limitações? Você sabia que em uma entrevista de trabalho, falar sobre os seus pontos fracos é tão importante quanto falar sobre seus pontos fortes?

Muitas pessoas têm dificuldade em falar sobre os seus pontos fracos em uma entrevista de emprego. Isso acontece por duas razões principais: medo de ser rejeitado — e, assim, perder a vaga — e dificuldade para assumir e lidar com a própria imperfeição.

A falta de autoconhecimento dificulta ainda mais esse processo e, por isso, se conhecer profundamente e ser capaz de falar com tranquilidade sobre quem é você é fundamental para se preparar emocionalmente para uma entrevista de emprego.

Dicas para lidar com seus pontos fracos

Aceite-se

Com sinceridade, faça uma lista com todas as suas limitações e pontos fracos. Aceite essas limitações e não se condene pela existência delas: todas as pessoas têm falhas e cometem erros, e é justamente por meio desses pontos fracos que podemos evoluir e crescer.

Quando você tenta camuflar e disfarçar os próprios erros colocando a culpa no outro, você transmite falta de maturidade e confiança, vendendo uma imagem diferente da realidade.

Seja verdadeiro

Durante a entrevista de emprego, não tente parecer perfeito e fingir que não comete erros e não tem fragilidades. Falar sobre suas dificuldades e sobre como você lida com elas é importante para mostrar que você está disposto a aprender com cada situação.

Autoconhecimento

Existem algumas perguntas que são muito frequentes em entrevistas de emprego, como: Quais são seus principais defeitos? Quais são suas principais qualidades? O que você tem feito para melhorar seus defeitos? Como você explora suas qualidades? O que você quer alcançar em cinco e 10 anos?

Faça uma lista com a resposta para essas perguntas e mostre que você tem autoconhecimento. Ao reconhecer seus potenciais e suas limitações, você naturalmente se sente mais confiante.

Inteligência Emocional para manter a calma na entrevista

Aprenda a lidar com seus sentimentos e emoções, expressando-os de maneira adequada e permitindo que você enfrente as situações de maneira consciente. Desse modo, você consegue impedir que o medo afete ou prejudique sua entrevista de emprego.

Antes da entrevista, respire fundo, relaxe e mentalize frases positivas. Lembre-se de seus dons e talentos, rememorando especialmente alguma situação na qual você planejou, estudou e alcançou sucesso. Canalize essa energia positiva para este momento e vá em frente.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter