Um relacionamento entre duas pessoas criadas com princípios diferentes pode dar certo?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / boggy22 Para melhorar o relacionamento entre duas pessoas diferentes é essencial seguir algumas regras básicas, tais como: saber ceder e ser tolerante, investir na comunicação e desenvolver sua inteligência emocional.

É natural que existam alguns desafios dentro de um relacionamento amoroso entre pessoas que foram criadas em ambientes familiares diferentes e que, consequentemente, desenvolveram suas personalidades de acordo com princípios e valores distintos. Esta é uma situação absolutamente normal, visto que desacordos sempre estarão presentes nas relações humanas — afinal, são duas pessoas diferentes, com bagagens emocionais e histórias de vida que se diferem.

Muitas vezes, enquanto um quer comprar um carro novo, o outro pode preferir fazer uma viagem. Ou então pode acontecer de um acreditar que investir em experiências é mais lucrativo do que gastar com objetos, enquanto o outro preza pela segurança financeira e não gosta de gastar em coisas não palpáveis. Um lado do casal pode acreditar que educar os filhos de forma mais rígida é o melhor caminho, enquanto o outro prefere educar as crianças com mais liberdade. Esses são apenas alguns exemplos de situações em que o casal precisará investir na comunicação e saber ceder.

Construir um relacionamento maduro, saudável e duradouro é uma meta para muitas pessoas. Para que isso aconteça, porém, é preciso saber lidar com os diversos conflitos da vida cotidiana que prejudicam a relação. Por mais que as intenções dos envolvidos no relacionamento sejam as melhores, os interesses divergentes podem gerar um desgaste, causando discussões e brigas que são desnecessárias e que interferem na harmonia entre o casal.

Para evitar esse tipo de desgaste, é fundamental saber ouvir o outro e entender que o diálogo e a compreensão mútua são as melhores formas de resolver as diferenças de maneira adequada, evitando problemas na relação.

A importância da comunicação entre o casal

É comum que, após um tempo juntos, o casal entre em uma espécie de disputa para ver quem está com a razão nos mais diversos assuntos. Essa atitude desgasta e prejudica não apenas a relação, mas também a rotina de ambos. Para salvar o relacionamento e melhorar a harmonia entre o casal, é necessário que cada um saiba reconhecer suas próprias crenças limitantes, dificuldades e padrões de comportamento, além de estar disposto a ouvir o que o outro tem a dizer.

Dicas para melhorar o relacionamento entre duas pessoas diferentes

Saiba ceder e ser tolerante

Entender o momento certo para ceder é essencial em uma relação saudável e duradoura. Ter jogo de cintura para conciliar os interesses e opiniões divergentes é fundamental para que um relacionamento funcione, e isso deve ser parte da rotina do casal. Todo relacionamento é uma via de mão dupla e ninguém precisa se sobressair ou se anular. Nesse sentido, encontrar o equilíbrio depende da vontade de ambos para que a relação de certo.

Invista na comunicação

A atitude mais assertiva para uma conversa eficiente é iniciar um diálogo apenas após ter pensado em caminhos para solucionar as divergências e conflitos. Refletir sobre algumas formas de resolver os atritos antes de conversar com o parceiro é uma maneira inteligente de evitar brigas desnecessárias. E, por mais que exista uma tensão no ar, é sempre bom manter um clima ameno durante a conversa — e nunca partir direto para a discussão.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Conhecer e saber lidar com as próprias emoções é fundamental para entender lidar com as emoções e comportamento do seu parceiro. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional, você se tornará capaz de transformar seu relacionamento, deixando-o mais saudável, harmonioso e feliz.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter