Tomada de decisão: 7 dicas para lidar com a pressão do chefe no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Momentos de pressão fazem com que seja mais difícil tomar decisões no ambiente de trabalho, e é preciso ter Inteligência Emocional para avaliar as situações adequadamente.

Independentemente do papel, função ou cargo que você ocupa na empresa, sempre será necessário fazer escolhas: a vida profissional é cercada de infinitas possibilidades — desde o caminho que você escolhe para chegar ao trabalho, até a roupa que você veste e a forma que fala com seu chefe.

Nos momentos de pressão, fica mais difícil tomar decisões assertivas, pois estamos mais focados em avaliar a situação. Nesses momentos é preciso respirar fundo, se organizar e se reequilibrar antes de tomar qualquer decisão. Espere as emoções se acalmarem para não fazer nenhuma escolha que não seja racional, baseando-se apenas em suas emoções.

Veja algumas atitudes importantes que poderão te ajudar a manter a calma em momentos de pressão e, assim, tomar as decisões certas no trabalho:

Dicas para lidar com a pressão no trabalho

Alinhe as expectativas

Alinhe suas metas e atividades com seu chefe, evitando que a falta de planejamento e o excesso de expectativas acabem sobrecarregando seu trabalho. Mantenha conversas frequentes com os líderes, ajustando as metas pouco a pouco e respeitando o contexto e a realidade de cada momento.

Defina prioridades

Defina as prioridades e negocie prazos, evitando que as atividades se acumulem e causem ainda mais pressão. Alinhe, junto com seu chefe, o que é prioritário e quais prazos podem ser estendidos. Muitas vezes, por medo, você acaba aceitando qualquer prazo e se sobrecarrega.

Organize as atividades e faça um cronograma

Com as metas e prazos bem definidos, monte um cronograma. O planejamento te torna uma pessoa mais focada e produtiva, além de trazer organização para conseguir cumprir prazos e bater metas.

Automotivação

Algumas pessoas são motivadas pelo reconhecimento, enquanto outras encontram motivação nos desafios ou bonificações. Identificar o que mais motiva seu trabalho é fundamental para suprir essas necessidades. Quando você está motivado, automaticamente sofre menos com o impacto da pressão.

Saiba lidar com as emoções

As pessoas podem apresentar diferentes reações nos momentos de pressão, tais como crises nervosas, estresse, paralisia ou atitudes explosivas. Tenha o hábito de respirar fundo e contar até dez em momentos difíceis e de desequilíbrio, e incentive seu chefe e seus colegas de trabalho a fazerem o mesmo.

Esteja ao lado do seu chefe

Da mesma forma que você está sofrendo pressão, seu chefe também está sendo pressionado por alguém. Por isso, mostre engajamento e dedicação em fazer o melhor para atingir os resultados dentro do prazo e apoie-o sempre que possível.

Relaxe

Faça atividades para extravasar o estresse e a pressão do trabalho. Viva momentos prazerosos fora da empresa, e não pense no trabalho enquanto isso. Esvazie a cabeça.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter