Separação conjugal: como manter uma relação amigável com os filhos

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SergIllin Muitas vezes o divórcio pode melhorar o convívio entre pais e filhos, desde que conduzido de forma amigável.

A separação conjugal representa o rompimento de muitos sonhos e, por isso, o fim de um relacionamento pode ser muito doloroso frustrante para todos os envolvidos. O processo de “desligamento” fica ainda mais delicado quando o casal tem filhos: é preciso cuidado para não transferir a raiva para as crianças e lembrar que tudo o que for dito sobre o cônjuge poderá afetar a imagem que o filho tem do pai/mãe.

Embora seja estressante para toda família, o divórcio pode até ser benéfico para as crianças: afinal, um divórcio conduzido de maneira amigável é muito melhor para os pequenos do que uma convivência cheia de conflitos e que pode fazer com que a criança tenha um modelo equivocado de família e amor.

6 dicas para lidar com os filhos durante o processo de separação

Conte apenas o necessário

Conversar com as crianças sobre a separação é muito importante, mas cabe aos adultos minimizar os impactos que o divórcio irá causar na vida dos filhos. A notícia precisa ser comunicada, porém não há necessidade de dar detalhes sobre os motivos que geraram a decisão. As explicações precisam se adequar à capacidade de compressão das crianças.

Tente manter uma rotina

Por mais que os pais tentem manter a rotina, mudanças são inevitáveis. É importante explicar para os filhos que, independentemente das transformações familiares que irão ocorrer, o vínculo com os pais não está ameaçado.

Incentive a criança a se expressar

Estimular os filhos a falar sobre como estão se sentindo com a nova realidade é bastante saudável. Em um primeiro momento, eles provavelmente irão exteriorizar sentimentos de tristeza e insatisfação, e os adultos precisam explicar que essa é uma decisão cabe ao casal.

Não fale mal do ex para seu filho

Esse comportamento é extremamente nocivo para a criança e trata-se de uma falha grave que deve ser extinta. Jamais deixe que o término do casamento afete a relação entre pai e filho.

Esteja atento à vida escolar da criança

É importante que os pais notifiquem a escola sobre a fase pela qual a família está passando e peçam que que os professores fiquem atentos caso haja mudanças no comportamento escolar da criança.

Estimule a Inteligência Emocional dos seus filhos

Estimular a Inteligência Emocional exercita a compreensão dos sentimentos negativos e a formação de um repertório para lidar mais adequadamente com eles. A frustração da criança ao ver os pais se divorciando pode ser um ótimo ensaio para que elas aprendam a enfrentar os problemas da vida adulta. O estímulo à Inteligência Emocional, quando feito desde cedo, tem um papel importante na criação do indivíduo, encorajando os pequenos a lidar com seus sentimentos e desenvolver a resiliência. Caso a criança faça birra, por exemplo, explique que é normal ela sentir raiva, mas que tem que aprender a lidar com esse sentimento.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter