Saudades eternas de quem se foi: até que ponto é saudável “alimentar” esse sentimento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Vaicheslav O luto pode ser dividido em cinco fases: negação. raiva, negociação, depressão e aceitação.

Perder alguém querido provoca uma dor intensa, pode gerar um sentimento de revolta e muita dificuldade em aceitar a situação. Porém, é preciso aprender a lidar com a ausência e com a saudade para conseguir superar e seguir em frente.

Durante esse processo, é importante viver todas as fases do luto e encarar sentimentos que são inevitáveis. Pular etapas e resistir à dor pode estender ainda mais o sofrimento, gerar traumas emocionais e alimentar maneiras pouco saudáveis de lidar com a perda e a saudade.

Conheça as 5 fases do luto

Negação

Essa fase é marcada pela dificuldade em aceitar a perda. A dor se apresenta de forma tão intensa, que o indivíduo tem a sensação de que o fato não é real.  Outra característica dessa fase é não conseguir visualizar o futuro sem a presença da pessoa que foi embora.

Raiva

Quando “cai a ficha” que o fato é real e irremediável, a negação dá espaço para a revolta e o sentimento de injustiça. Nessa fase, a dificuldade de se conformar é muito grande.

Negociação

A pessoa começa a ponderar sobre outros aspectos da sua própria vida na tentativa de fazer ajustes e se preparar para o futuro. É comum que o indivíduo prometa para si mesmo ser uma pessoa melhor, caso consiga superar aquele momento.

Depressão

Essa fase costuma ser a mais longa para a maioria das pessoas, tanto que alguns indivíduos podem demorar muitos anos para aceitar a perda com serenidade. A depressão é marcada pelo isolamento, a melancolia e a sensação de impotência.

Aceitação

Nessa fase o indivíduo passa a ver as coisas como elas realmente são e começa a aceitar a falta da pessoa sem desespero. A última fase do luto é caracterizada pela serenidade e uma saudade que não traz mais dor.

Como lidar com a saudade de maneira saudável e superar a perda?

Livre-se da culpa

Ao perder alguém que amamos, automaticamente pensamos nas coisas que deixamos de dizer e fazer. É comum ter a sensação que falhamos em determinados momentos e que cometemos erros com a pessoa que foi embora. Lembre-se que as relações humanas não são perfeitas e as falhas sempre estarão presentes. É preciso se livrar da culpa e entender que você fez o possível diante das situações que a vida lhe colocou.

Faça adaptações na rotina

É preciso aprender a viver sem a presença da pessoa e isso exige que sejam feitas algumas adaptações para enfrentar as mudanças. Para se acostumar com a ausência, é importante mudar alguns hábitos e enfrentar o medo que essas modificações podem causar.

Procure algo que lhe traga prazer

Seguir em frente e continuar vivendo é fundamental para superar a saudade de forma saudável. Mesmo convivendo com a dor, encontre maneiras para ser feliz com distrações, como, por exemplo, convivendo com pessoas queridas, traçando novos planos e indo em busca dos seus sonhos.

Desenvolva a Inteligência Emocionais

Para encontrar coragem e a força necessária para recomeçar, é importante cuidar das próprias emoções. Conheça o Método LOTUS – um treinamento de imersão que possibilitará um entendimento profundo sobre si mesmo e ajudará a enfrentar essa fase.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter