Saiba como corrigir o comportamento passivo agressivo no trabalho

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / pressmaster O comportamento passivo agressivo pode ser muito prejudicial à credibilidade profissional de uma pessoa.

A psicologia define quatro principais estilos de comportamento: passivo, agressivo, passivo agressivo e assertivo. Todas as pessoas utilizam os quatro tipos de comportamento, mas sempre há um estilo que se faz presente na maior parte do tempo e das situações. O comportamento considerado ideal é o assertivo, mas muitos indivíduos acabam deixando sua passividade ou agressividade tomar conta das situações.

O que é comportamento passivo e comportamento agressivo

Pessoas passivas têm dificuldade para dizer não e sempre se colocam em último lugar. No fundo, o que essas pessoas mais desejam é aceitação e o reconhecimento pelo que fazem pelos outros. Esse comportamento, quando excessivo, pode prejudicar seriamente a vida de uma pessoa, tornando-a dependente, submissa e depressiva.

O comportamento agressivo, por sua vez, gera medo e distanciamento, uma vez que essas pessoas explodem a qualquer momento e têm dificuldade para reconhecer os próprios erros, sempre acusando o outro. Indivíduos com comportamento agressivo também apresentam dificuldade para lidar com imprevistos e passar por cima de frustrações, pois não têm equilíbrio para reagir positivamente a situações de pressão.

Comportamento passivo agressivo

A principal característica do comportamento passivo agressivo é a falta de conexão entre o que se diz e o que se faz. Esta maneira de se comportar pode trazer muitos prejuízos no ambiente de trabalho, uma vez que afeta a credibilidade e o profissionalismo do indivíduo.

Uma pessoa com comportamento passivo agressivo tem muita dificuldade para dizer não e expressar seu descontentamento com alguma coisa. Como resultado, esse indivíduo não é capaz de assumir a responsabilidade e se faz de vítima o tempo todo, como se estivesse sempre sobrecarregado.

Para corrigir o comportamento passivo agressivo no trabalho, é preciso desenvolver um outro estilo de comportamento: o comportamento assertivo.

Como desenvolver o perfil de uma pessoa assertiva

Uma das principais características de uma pessoa com comportamento assertivo é a habilidade de dizer sim quando esta for a resposta mais adequada, mas também ser capaz de dizer não sempre que necessário. Uma pessoa assertiva sabe se comunicar de forma segura e passar sua mensagem sem manipular os outros. A autoconfiança é uma característica desse indivíduo, que reconhece seu potencial e sabe lidar com suas fraquezas e limitações sem se sentir inferior.

Para apresentar um comportamento assertivo, é preciso desenvolver sua Inteligência Emocional. Isso porque pessoas assertivas não deixam as emoções dominarem sua vida e, em momentos de pressão, sabem respirar fundo e avaliar a situação para decidir a melhor atitude a ser tomada.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter