Risco de superexposição nas redes sociais para estar feliz consigo mesmo

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / bloomua Hoje com as milhares redes sociais existentes, é de extrema importância tomar alguns cuidados para evitar possíveis riscos a saúde emocional.

Na última quarta-feira, 18 de janeiro de 2017, Rodrigo Fonseca esteve no programa “Você Bonita”, da TV Gazeta. Na ocasião, o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) falou sobre os riscos da superexposição nas redes sociais, plataformas excelentes para conectar pessoas, mas que muitas vezes são utilizadas de maneiras equivocadas.

Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, acabou se tornando comum que as pessoas percam horas de sono, momentos com a família, concentração no trabalho e até oportunidades profissionais por conta das redes sociais. Exceder no uso dessas conexões virtuais e expor demasiadamente a vida pessoal nessas plataformas são atitudes que podem gerar riscos para a saúde emocional.

A relação da superexposição com a baixa autoestima

A superexposição nas redes faz com que os indivíduos projetem uma imagem irreal a seus seguidores e amigos virtuais. A busca excessiva pela admiração e comparação pode indicar uma falta de aceitação e autoestima: a pessoa não suporta mais ser ela mesma e cria uma realidade que ela deseja.

O contrário também acontece, e o hábito de acompanhar detalhes da vida dos outros pelas redes sociais pode indicar o desejo de ter uma vida igual à do amigo. “Admirar demais ou comparar demais a sua vida com a das outras pessoas ultrapassa a curiosidade saudável e indica que questões internas precisam ser resolvidas ”, alertou Rodrigo Fonseca.

Invista na vida off-line

Ao expor as melhores partes da vida nas redes, as pessoas conseguem atenção e reconhecimento por meio de curtidas, comentários e novos seguidores. Quem faz de tudo para conseguir atenção nas redes sociais está, no fundo, tentando preencher um vazio emocional. Na realidade, porém, essa necessidade jamais é suprida porque a troca ocorre apenas no âmbito virtual.

O ideal, portanto, é sempre investir na vida off-line. Confira algumas dicas de como fazer isso:

Estabeleça horários

Relacionamentos entram em crises, momentos com filhos são perdidos e a concentração no trabalho ou nos estudos diminuem drasticamente quando você se preocupa apenas com as redes sociais. Por isso, é importante estabelecer horários e momentos para se conectar ao mundo virtual e evitar danos à sua vida pessoal e profissional.

Tenha um propósito

As redes sociais mudaram a maneira como as pessoas obtêm informações, trocam experiências e tiram suas dúvidas a respeito dos mais variados assuntos. O uso dessas plataformas digitais com propósito é benéfico para nossas vidas, uma vez que incentiva a troca de conhecimento e aproxima pessoas. Por isso, é importante saber usar essa tecnologia com inteligência.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Seja pelo uso excessivo das redes sociais, pela necessidade de superexposição ou pela projeção que elas causam, é fundamental que você aprenda a controlar o vício e a falta de autoestima com ferramentas para lidar com suas emoções. Desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS, um treinamento que propõe o entendimento dos problemas que levaram aos desequilíbrios emocionais.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter