Qual a importância de ter bom um relacionamento interpessoal na escola?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

A relação interpessoal é a forma como as pessoas lidam com o seu meio social — seja no ambiente familiar, na escola ou no trabalho. Problemas de relacionamento geram conflitos e afetam diretamente o desempenho das atividades.

Nesse sentido, o bom relacionamento interpessoal na escola é tão importante quanto as atividades em si. Isso porque uma pessoa que desenvolve suas habilidades, mas não consegue se relacionar, dificilmente usará todo seu potencial e gerar bons resultados.

Relacionamento entre professores e alunos

Depois do ambiente familiar, a escola é o local que mais impacta na vida de uma criança e na formação da sua personalidade. Por representarem uma figura de autoridade, os professores são os grandes exemplos, e cada movimento positivo ou negativo reflete diretamente nos alunos.

Quando constroem relações harmoniosas, os professores incentivam e estimulam os alunos a fazerem o mesmo, criando um ambiente favorável ao ensino, ao aprendizado e às trocas humanas. Caso não tratem todos os alunos da mesma maneira, entretanto, os professores podem incentivar o sentimento de rejeição, incapacidade e baixa autoestima, além de favorecer a competitividade entre os alunos.

A influência dos pais no relacionamento interpessoal na escola

Imagine uma casa em que os pais vivem se agredindo fisicamente ou verbalmente, em que não existem momentos de amor e reconhecimento e as pessoas não conversam entre si.

Uma criança que vive em um ambiente deste tipo dificilmente terá um comportamento adequado na escola, apresentando problemas nas relações com os colegas e até dificuldades de concentração e desempenho. As relações começam a ser construídas dentro de casa, e a dinâmica familiar e o comportamento dos pais são os principais espelhos do comportamento da criança fora de casa.

Atitudes positivas para praticar em casa:

– Estimule momentos de conversa e de descontração em família;

– Dê feedbacks positivos quando seu filho acertar, mostrando que ele é dotado de inúmeras capacidades. Fale sempre que acredita no potencial da criança;

– Ensine Inteligência Emocional para as crianças, explicando como as emoções funcionam e se manifestam. Incentive seus filhos a falarem sobre como estão se sentindo;

– Não rotule as crianças com frases como “você é mal-educado”, “você é mentiroso” ou “você não merece”. As pessoas não SÃO, elas ESTÃO. Mostre que, naquele momento, ele está tendo comportamentos de uma pessoa mentirosa, mas que isso não significa que ele seja mentiroso;

– Ao fazer uma crítica, sempre explore possíveis soluções com a criança;

– Peça perdão quando errar, e explique o motivo pelo qual cometeu o erro — ensine seu filho a se desculpar e a perdoar;

– Saiba lidar com as limitações das pessoas que convivem com você, mostrando ao seu filho que todas as pessoas têm limitações e que devemos respeitá-las.

Para os professores: atividades que estimulam as relações interpessoais

– Confeccionar crachás é uma forma de trabalhar o respeito ao próximo. Oriente seus alunos a escrever suas características principais, como: nome, apelido (se tiver), o que o deixa feliz, o que o chateia e seu maior sonho. O crachá deverá ser usado por alguns dias, e todos os membros do grupo devem ficar atentos para os gostos dos outros;

– Elabore um mural que contenha os nomes de todos os integrantes do grupo e pequenos círculos em EVA nas cores vermelho, verde e amarelo. A cor vermelha representa irritação e nervosismo, enquanto o verde significa felicidade e calmaria, e o amarelo aponta tristeza e chateação. Peça para que os alunos colem, ao lado do seu nome, a cor que representa seu estado de espírito no momento.

Se ao longo do dia o sentimento mudar, a pessoa deverá colar outra bolinha indicando o novo estado emocional. Ao identificar que alguém está triste, irritado ou com problemas, questione o restante do grupo sobre o que pode ser feito para alegrar aquela pessoa.

Esta é uma atividade que estimula todos a refletirem sobre os sentimentos alheios e o quanto podem ser solidários às pessoas que precisam de conforto e apoio.

Imagem: © Depositphotos.com / racorn

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter