Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / Syda_Productions O hábito de mentir é um comportamento aprendido por repetição ou interpretação, e ninguém nasce um mentiroso.

Ainda que seja difícil admitir, todas as pessoas mentem. Quantas vezes você estava cheio de problemas e respondeu que tudo estava bem, por exemplo? Ainda que esta seja uma mentira simples e que não prejudica ninguém, não deixa de ser uma mentira.

As mentirinhas do dia a dia fazem parte da vida em sociedade, e não trazem sérios problemas à vida de ninguém. Porém, algumas pessoas não sabem se relacionar sem mentir e usam a mentira como principal ferramenta para se beneficiar e prejudicar os outros. Essas pessoas não medem consequências para manter a mentira, e não se importam se alguém está sendo prejudicado com isso.

Por que as pessoas mentem?

Ninguém nasce sabendo mentir. A mentira é um comportamento aprendido por repetição ou por interpretação: se a pessoa cresceu em um ambiente cercado de mentiras, por exemplo, é muito provável que repita este comportamento na vida adulta. Além disso, crianças que aprendem a tirar vantagens de pequenas mentiras tendem a se tornar adultos que acreditam ser necessário mentir para obter benefícios.

Seja para se defender de alguma situação ou para obter ganhos, as pessoas aprendem a mentir ainda durante a infância. Por isso, é fundamental que os pais saibam educar e direcionar os filhos sobre os problemas que a mentira pode causar e como é preferível optar pela sinceridade.

A mentira como proteção

A psicologia explica que as pessoas mentem porque esta é uma ação que funciona e, a partir daí, continuam mentindo para obter bons resultados. Ainda que a mentira traga perdas e seja sempre um risco, ela funciona como um mecanismo de proteção para evitar dor ou para obter alguma coisa.

Na maior parte das vezes o hábito de mentir é um comportamento inconsciente, e algumas pessoas têm um vazio emocional tão grande que preferem correr o risco de serem descobertos do que ter que enfrentar a dor ou se sentir rejeitado.

Quando mentir vira doença?

A mitomania é um distúrbio de personalidade em que a pessoa mente compulsivamente, com o objetivo de se beneficiar ou prejudicar os outros. Quem sofre desse problema mente sempre e a respeito de todos os assuntos de sua vida, sem nunca demonstrar constrangimento quando suas mentiras são descobertas. O mitômano vai a extremos para sustentar suas mentiras, a ponto de ele mesmo acreditar em suas histórias.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você sabe como a meditação pode te auxiliar na busca pelo autoconhecimento? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Existem algumas atividades altamente recomendadas para a melhora e alívio

Leia Mais ►

Identificar o que está causando essa falta de motivação é o primeiro passo para sair desse sofrimento!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter