Por que criticar os outros é um veneno para si mesmo

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Você é visto como o chato em seus relacionamentos? E no trabalho, é tido como o mais crítico de todos? Seu padrão de exigência em relação aos outros é elevado demais, a ponto de não conseguir medir suas palavras ao emitir opiniões? Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, talvez tenha chegado a hora de avaliar se o excesso de crítica não está atrasando sua vida, passando uma imagem que você não gostaria de passar.

Muitas e muitas vezes, nosso crítico interior acaba aplicando em nossas próprias vidas os padrões severos que usamos para julgar os outros. Nesse caso, a crítica acaba se tornando um perigoso veneno, daqueles que vão matando aos pouquinhos sem você nem perceber. Mas quer uma boa notícia? Existe um antídoto para evitar que essa tragédia aconteça! Basta acompanhar agora mesmo nosso post para descobrir que remédio é esse. Então vamos lá?

A amargura vem aos poucos

A crítica é, sim, importante, especialmente quando é feita de maneira equilibrada e construtiva. Porém, quem é excessivamente crítico acaba tendo mais dificuldades para aproveitar as coisas simples e boas da vida. Por serem tão exigentes consigo mesmos e com os outros, essas pessoas raramente ficam satisfeitas. E essa insatisfação crônica vai, gradualmente, tornando-as amarguradas, já que nada nunca está bom o suficiente.

O sofrimento aumenta

Nem sempre quem critica sabe ser criticado, não é verdade? A lógica diria que isso não faz nenhum sentido, mas a prática mostra, infelizmente, que isso é, sim, verdade. Os críticos demais costumam não receber bem as críticas alheias, ou seja, sofrem quando tomam uma gotinha sequer do próprio veneno. Por serem exigentes com os outros e extremamente perfeccionistas em tudo o que fazem, eles acabam sendo acostumados com o elogio ou, no máximo, com a neutralidade. Assim, um simples pedido de correção, uma crítica ou opinião contrária pode abalá-los mais do que o imaginável, causando sérias feridas.

As pessoas se afastam

A crítica em excesso é como aquela caveira desenhada nos rótulos de veneno: um indicativo de perigo que faz com que as pessoas não se aproximem demais. Em outras palavras, aquele que critica além da dose acaba sendo rotulado como arrogante, chato, sabichão, recalcado, venenoso, malvado, desagradável e inúmeros outros adjetivos nada positivos. E quem é que gosta de ficar perto pessoas assim, não é mesmo?

A limitação só aprisiona

O crítico interior pode parecer, a princípio, inofensivo, já que nos leva a colocar a qualidade em primeiro lugar, em uma constante busca pelo perfeccionismo. Visto isoladamente, esse cenário parece até promissor. O problema é que, por colocar os padrões de exigência sempre nas alturas, quando algo não sai como o desejado, a frustração das expectativas toma uma proporção muito maior. Além disso, há um certo impedimento na flexibilização das situações, uma enorme dificuldade em mudar julgamentos e uma limitação imensa para a criação de padrões diferentes de exigência, de acordo com cada situação e com as potencialidades de cada um.

O antídoto está em você

Os melhores antídotos para o veneno da crítica são a tolerância e a complacência, que melhoram a perspectiva em relação à vida. Vale não se cobrar tanto e aprender a enxergar o lado bom das coisas — até porque não existe nada perfeito nesse mundo! Faça um constante exercício de elogiar mais do que criticar e, quando a crítica for realmente necessária, saiba medir as palavras, a fim de imprimir sempre um tom de correção ou de simples sugestão. Dessa forma você não prejudicará a autoestima alheia. Por fim, evite julgamentos e sempre se pergunte: vale a pena criticar? Essa opinião cabe nesse momento e a essa pessoa? Minha crítica vai ser benéfica para alguém? Qual é a melhor forma de dizer isso? Responder mentalmente a esses questionamentos antes de concretamente criticar alguém ou o fará desistir da crítica ou o fará criticar da maneira certa. Ganhar ou ganhar?

E então, vai procurar controlar esse seu super desenvolvido lado crítico? Aceite nossas sugestões e pratique! Você vai ver como sua vida ficará muito mais leve! E não deixe de comentar aqui para nos contar o que funcionou para você! Compartilhe suas experiências conosco!

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter