© Depositphotos.com / abscent Você já parou para pensar como você influencia as pessoas ao seu redor?

Você já parou para pensar se entende da arte da persuasão e que tipo de influência exerce sobre as pessoas? Influenciar é servir de modelo. Pessoas influenciadoras sabem interferir no modo de agir ou pensar de outras pessoas.

Pensando nisso, decidimos fazer um post para explicar os estilos de influência mais comuns. Saber influenciar de maneira assertiva é uma importante habilidade para realizar uma gestão de pessoas de forma qualificada e, com com culturas organizacionais cada vez mais colaborativas, essa habilidade é essencial.

O sucesso de um projeto específico ou até mesmo da carreira (em um sentido mais amplo) depende, entre outros fatores, da sua capacidade de persuasão e influência.

Não confunda: persuasão e manipulação

As pessoas costumam confundir a persuasão com manipulação! É importante explicar a diferença entre os dois termos. Persuasão é saber dosar argumentos lógicos e emocionais. Quem manipula tem como estratégia central o apelo emocional para enganar e confundir o outro.

No fundo, são poucas as diferenças entre persuadir e influenciar. O que muda é que a persuasão é algo mais incisivo e direto. E muito comum quando se está em uma negociação, por exemplo. Já a capacidade de influenciar é algo mais inerente e construída no dia a dia.

Confira os diferentes estilos de influência

Racional

A influência racional usa a lógica e os fatos ao expor suas ideias. A Experîncia e a perícia contam muito dentro deste estilo.

Afirmação

Dentro deste estilo, a confiança pessoal é importantíssima. Ao adotar um estilo afirmativo, o indivíduo se apoia nas regras, leis e acaba insistindo em suas ideias mesmo quando os outros discordam. Trata-se de uma forma mais contestadora para influenciar.

Negociação

Esse estilo é mais político e está sempre em busca de concessões. É uma maneira de influência que visa alcançar com mais calma e não reluta em adiar uma discussão até um momento mais oportuno a fim de atender seu principal interesse.

Inspiração

Esse estilo busca uma comunicação que traga mais senso de propósito e costuma ser mais instigante. Costuma usar metáforas e histórias para estimular as pessoas.

Conexão

Busca unir e conectar pessoas e construir alianças. Neste estilo de influenciar, as relações pessoais contam muitos pontos na hora de fazer com que as pessoas concordem com seu ponto de vista.

Qual seu estilo de influência? Você acha que ela está dando certo e agregando em sua carreira e nos seus relacionamentos pessoais? Quer elevar sua performance e resultados. Conheça o Lotus Performance, um treinamento de dois dias que trará as ferramentas de Inteligência Emocional de forma e assertiva.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do brasileiros – 30 milhões de pessoas – sofrem com a dor. Ou seja, precisamos realmente prestar atenção nos sintomas dessa condição e nas causas emocionais que podem influenciar seu surgimento.

Leia Mais ►

Pesquisar online uma reação física qualquer é algo fácil, até automático, certo? Porém, essa “curiosidade” tem limite e quando ele é ultrapassado, surge a hipocondria.

Leia Mais ►

A interação entre fatores genéticos, ambientais e psicológicos podem levar ao desenvolvimento dessa doença silenciosa. Porém, são os fatores psicológicos e emocionais que funcionam como um gatilho para o transtorno vir à tona.

Leia Mais ►

Inscreva-se para receber nossa newsletter