Pessoas muito sensíveis sofrem mais emocionalmente?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / photographee.eu Pessoas sensíveis são pessoas inseguras e sentem muito medo de assumir responsabilidades.

Pessoas que se afetam demais com a opinião dos outros, que estão sempre com as emoções à flor da pele ou que costumam fazer “tempestade em copo d’água” geralmente são indivíduos extremamente sensíveis e carentes. Lidar com esse tipo de pessoa não é uma tarefa fácil, pois esses indivíduos costumam exigir demais dos parceiros, familiares e amigos.

No fundo, pessoas carentes e muito sensíveis são inseguras e sentem muito medo de assumir a responsabilidade sobre suas vidas, tomar decisões importantes e sofrer uma rejeição. É difícil conviver com pessoas muito sensíveis e suportar o peso de suprir os problemas e vazios internos delas, causando um forte desgaste emocional.

As causas da carência em excesso

Pessoas que foram rejeitadas, abandonadas ou não receberam carinho suficiente durante a infância costumam ser carentes de atenção, pois não aprenderam a receber e dar carinho. Isso pode ocorrer em uma situação real ou por interpretação da criança diante de algum fato traumático.

Por outro lado, o excesso de carinho e cuidado também pode desencadear a carência afetiva. Crescer muito dependente dos pais faz com que as pessoas não se sintam capazes de fazer nada sozinhas, inclusive amar a si mesmas. Como consequência, esses indivíduos condicionam sua felicidade aos outros.

Sintomas da carência e excesso de sensibilidade

  • Necessidade de chamar a atenção;
  • Hábito de se fazer de vítima;
  • Dificuldade de manter relacionamentos longos;
  • Excesso de ciúmes e controle;
  • Excesso de cobrança em seus relacionamentos, inclusive com familiares e amigos;
  • Dificuldade de se sentir bem quando está sozinho.

Como ajudar pessoas muito sensíveis

Incentive-a a colocar para fora

Colocar todas as frustrações para fora, se permitir chorar e assumir a carência é o primeiro passo para que a pessoa acesse suas emoções e consiga entendê-las e expressa-las.

Incentive o amor próprio

Incentive a pessoa a gostar de sua própria companhia, de modo que ela perceba que as pessoas devem fazer parte das nossas vidas a partir do desejo de estar acompanhado, e não da necessidade de suprir carências.

Coloque limites

Seja claro, direto e objetivo. Não estar disponível o tempo todo, deixar de atender uma simples ligação, não responder uma mensagem imediatamente ou fazer planos com outras pessoas não significa estar deixando ela de lado. Todos precisam de espaço e isso precisa ser compreendido.

Incentive o autoconhecimento

A carência afetiva e a sensibilidade exagerada estão enraizadas no desejo de suprir vazios internos por falta de autoestima e amor próprio. A melhor maneira de ajudar essas pessoas e tornar o convívio mais saudável por meio do incentivo ao autoconhecimento e ao foco nas coisas positivas.

Método LOTUS

O método LOTUS é um treinamento intenso e transformador desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional que, em três dias de imersão, conduz a uma reflexão profunda sobre o comportamento humano que está transformando a vida de milhares de pessoas.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter