Os principais sintomas do complexo de superioridade e como trata-los

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SergeyNivens As pessoas que possuem o complexo de superioridade tem a necessidade de sempre falar de suas conquistas e qualidades, se tornando muitas vezes arrogantes e inconvenientes.

É muito comum ouvirmos falar sobre complexo de inferioridade, caracterizado pela baixa autoestima, insegurança e sentimento de ser inferior ao restante das pessoas. Apesar disso, pouco se fala sobre o complexo de superioridade — que atinge muito mais pessoas do que você imagina.

Como o nome diz, a pessoa que sofre de complexo de superioridade tem necessidade de se sentir superior a tudo e todos. E, na maioria das vezes, esses indivíduos realmente acreditam que estejam acima dos demais, que são mais competentes, inteligentes e que tudo o que é seu é melhor — seja o carro, o emprego, os filhos e o casamento.

Pessoas com complexo de superioridade sentem necessidade de falar sobre as suas conquistas e qualidades, se tornando inconvenientes e até arrogantes. O grande problema é que, para se sentir bom o suficiente, este indivíduo normalmente inferioriza as outras pessoas e age como dono da verdade, tornando-se uma companhia desagradável.

Sintomas do complexo de superioridade

Quem sofre de complexo de superioridade, na verdade é uma pessoa muito insegura. Por mais que ela afirme o contrário, esta pessoa duvida de sua própria capacidade e das suas competências. Se sentir superior é, na verdade, um mecanismo para camuflar o seu sentimento de inferioridade. Os principais comportamentos dessas pessoas são:

  • Hábito de se vangloriar o tempo todo e achar que os outros são inferiores;
  • Necessidade de inferiorizar as pessoas, apontando defeitos e fazendo comparações;
  • Crença de que só será amado e aceito pelas pessoas por meio das suas conquistas e realizações;
  • Visão distorcida e exagerada sobre suas capacidades e seus valores;
  • Demonstrações de inveja;
  • Busca por reconhecimento;
  • Preocupação excessiva com a opinião das pessoas;
  • Costumam ser extravagantes na forma de ser, se vestir e falar;
  • Necessidade de demonstrar segurança e exibir as próprias conquistas;
  • Dificuldade de receber críticas e reconhecer os próprios erros;
  • Necessidade de se justificar o tempo todo;
  • Perfeccionismo excessivo.

Como vencer a necessidade de ser o melhor

Encontre seu lugar e escolha ser feliz

Antes de qualquer coisa, entenda que as pessoas não precisam estar erradas para você estar certo. O outro não precisa ser infeliz para você se sentir feliz, e as pessoas não precisam perder para que você ganhe. Cada pessoa tem seu espaço, suas conquistas e suas qualidades. Há lugar para todos no mundo, e a felicidade está disponível da mesma forma para todos.

Saiba quem você é

Quanto mais você se conhece, mais motivos você tem para confiar em si mesmo e se sentir capaz, sem precisar se sentir superior e inferiorizar as pessoas ao seu redor. Conhecer sua história de vida, sua personalidade, suas forças, fraquezas e suas emoções permite que você tenha uma visão clara do seu potencial.

Se você quer começar a se amar, precisa olhar para você. Nós sabemos como lhe ajudar: conheça o Método LOTUS e descubra como.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter