O que pode ajudar você a lidar com o fim de relacionamento

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

Terminar uma relação é um processo difícil e doloroso e, para algumas pessoas, pode parecer que a dor nunca terá fim. Isso acontece porque as emoções e sentimentos estão confusos: em pouco tempo passamos da raiva para a saudade, tristeza, ansiedade, medo, liberdade, tudo ao mesmo tempo.

Dicas para lidar com o fim de um relacionamento

Para ajudar a superar esse momento, separamos três atitudes poderosas que farão você organizar suas emoções e, em pouco tempo, se sentir pronto para recomeçar.

Viva o “luto”

Chore, sinta a dor e sofra tudo o que tiver de sofrer. É importante esvaziar e sentir todas as etapas de um luto: a negação, a raiva, a tristeza, o vazio, a aceitação e a vontade de recomeçar.

Esse é um processo que leva você a sentimentos sombrios e profundos, que fazem você se sentir fraco e incapaz. Porém, o instinto de sobrevivência logo traz de volta sua força e vontade de recomeçar. Entregue-se a este momento, chore, desabafe, esvazie suas dores e tenha a certeza de que você sairá deste momento como uma pessoa diferente.

Encare a realidade

Ao terminar um relacionamento, a tendência é recordar apenas os momentos mágicos e a paixão, nos quais tudo parecia um conto de fadas. Essa é uma reação normal, causada pela saudade.

Porém, é importante enxergar as coisas como elas realmente são: se o relacionamento chegou ao fim, é porque existiam conflitos que se tornaram insustentáveis, bem como momentos difíceis e de decepção. Lembre-se desses momentos e perceba que nem tudo são flores.

Outra reação natural é a de culpa pelo término, e pensamentos como “onde eu errei?” e “eu deveria ter feito mais” são comuns. Tenha o cuidado de não assumir toda a responsabilidade, pois esta é uma atitude que acaba com sua autoestima. Lembre-se: em um relacionamento, a responsabilidade é igualmente dividida entre as duas pessoas envolvidas.

Faça coisas por você

Ao longo do relacionamento, é natural que você deixe de fazer algumas coisas para agradar ao outro. Por isso, aproveite o término para fazer coisas que, antes, você gostava muito de fazer e já não fazia parte da sua rotina. Vá ao cinema, saia para dançar, vá ao salão de beleza, saia com amigos que não vê há muito tempo, acorde mais cedo ou mais tarde, coma aquela comida que adora e aprenda a gostar de estar com você mesmo.

O Método LOTUS pode ajudar você

Se você está procurando algo para transformar sua vida e encontrar força e coragem que para recomeçar e dar a volta por cima, não deixe de conhecer o Método LOTUS, um treinamento de três dias que está transformando a vida de milhares de pessoas.

Imagem: iStock.com / weerapatkiatdumrong

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter