O que fazer quando descobrir uma traição virtual?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / deagreez1 A traição virtual acontece quando uma pessoa comprometida se envolve emocionalmente com alguém pela internet.

Por mais que a tecnologia seja muito útil e prática em muitos aspectos da vida, ela também pode trazer uma série de problemas que antes não existiam. É o caso da nomofobia, nome dado ao desconforto ou angústia relacionados à incapacidade de se comunicar por meio de aparelhos celulares e computadores — ou seja: a dependência tecnológica.

Outro problema associado ao uso da tecnologia é a possibilidade de ser traído virtualmente, situação em que uma pessoa comprometida se envolve emocionalmente com alguém com quem ela se relaciona pela internet. Mesmo sem contato físico, esta relação pode se tornar tão intensa a ponto de ser considerada uma traição — e pode machucar tanto quanto uma traição física.

Por que o mundo virtual é tão atraente?

As relações virtuais criam uma ilusão de que a relação é perfeita. Isso acontece porque um relacionamento mantido pela internet dificilmente enfrenta os mesmos problemas e desafios das relações reais, que envolvem o dia a dia. A traição virtual é muito atraente porque significa uma possibilidade de fugir da realidade e viver uma relação mais fácil e simplificada.

Como superar uma traição virtual?

Equilibre-se

Antes de qualquer coisa, respire fundo e acalme suas emoções. Cuide para que a situação não traga prejuízos e traumas emocionais. Não deixe sua autoestima ficar abalada, pois o comportamento do seu parceiro tem muito mais a ver com ele do que com você.

Aceite o problema

Quando o casal finge que não há nenhum problema acontecendo, a tendência é que os dois acabem se distanciando e aumentando ainda mais os obstáculos. Evitar a dor jamais levará à resolução dos conflitos, e é necessário ter coragem para discutir a relação e resolver as diferenças sem encontrar culpados. Esteja disposto a resolver a questão, e não somente apontar os erros do outro.

Assuma sua responsabilidade

Em vez de apenas jogar a culpa no parceiro, reflita sobre como você pode melhorar a situação e a relação. De que forma você contribuiu para que seu parceiro agisse assim? As duas pessoas que estão envolvidas no relacionamento são responsáveis pelos problemas, e é importante identificar o que precisa ser melhorado das duas partes.

Desenvolva autoconhecimento

Tente compreender seu parceiro e ouça o que ele tem a dizer. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, quem trai dificilmente tem a intenção de prejudicar o outro. Em geral, a traição está mais relacionada às necessidades internas, que são supridas de maneira errada.

Coloque limites

Se você realmente compreendeu sua responsabilidade, avaliou as causas emocionais que podem ter levado à traição e está disposto a continuar a relação, é essencial que novos acordos sejam feitos. Coloque limites, defina o que você aceita ou não, sendo bastante objetiva.

Não deixe nada para depois

Um dos grandes problemas nos relacionamentos é a falta de diálogo. Muitas pessoas não se posicionam, guardam mágoas e vão acumulando emoções negativas. Quando precisam resolver alguma situação como essa, acabam soltando tudo o que guardou por muito tempo, piorando ainda mais as coisas.

Perdoe e busque um recomeço

Juntos, conversem sobre tudo o que for necessário e encerrem o assunto de uma vez por todas. Repensem a relação e os motivos que fazem com que vocês queiram ficar juntos. Sejam sinceros um com o outro e perdoem-se verdadeiramente para recomeçar.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter