O papel da liderança para a motivação nas organizações

Publicado em: 11/01/2016 Por: Equipe SBie

Manter os colaboradores motivados deve ser uma das prioridades de qualquer empresa, uma vez que são justamente essas pessoas as responsáveis por todos os resultados alcançados pela organização. Cabe ao líder manter os liderados sempre motivados, satisfeitos e produtivos.

A realidade da liderança nas empresas

É importante que o estilo de liderança esteja alinhado com a missão, a visão e os valores da empresa, de modo a garantir que todos estejam caminhando na mesma direção. O líder é uma referência para os seus liderados, e seu maior desafio é motivar e manter-se motivado.

Frequentemente, as empresas contam com líderes que fazem de tudo para motivar suas equipes, mas estão estagnados e desmotivados em suas próprias vidas — o que interfere diretamente em seu desempenho como líder e condutor.

A motivação é contagiante

Para motivar alguém é essencial que o líder esteja motivado. Para isso, é necessário que as principais áreas de sua vida estejam equilibradas e que ele esteja consciente de suas escolhas e de sua jornada. Estar equilibrado significa ter consciência de seu papel no mundo, bem como de suas forças e fraquezas e da forma como interage e influencia as pessoas ao seu redor.

O que o líder deve fazer para manter a equipe motivada

Um bom líder precisa fazer com que o trabalho atenda às expectativas pessoais e profissionais de sua equipe. Por isso, é fundamental que ele desenvolva Inteligência Emocional e consiga lidar não apenas com suas próprias emoções, mas com os sentimentos de seus liderados.

Confira algumas atitudes fundamentais que o líder deve anotar para manter sua equipe sempre motivada:

– Reconhecer as pessoas da equipe de maneira individualizada, a fim de que cada uma saiba a importância de seu papel na empresa;

– Conhecer o perfil dos seus liderados para direcionar as atividades adequadamente, de acordo com suas principais habilidades;

– Ouvir as opiniões e sugestões de sua equipe, evitando hierarquia;

– Saber quando e como cobrar, repreender, reconhecer, ceder e recomeçar;

– Perceber o grau de satisfação de cada liderado e agir antecipadamente para evitar problemas;

– Saber lidar com as falhas e direcionar para que cada erro se torne um aprendizado;

– Reconhecer as necessidades individuais, de maneira a motivar cada pessoa da equipe individualmente.

7 ações para um líder manter sua equipe motivada

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Imagem: © Depositphotos.com / andresr

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