“Não vou com a sua cara”: por que existem pessoas antipáticas que simplesmente não gostam de ninguém?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / SIphotography Para deixar a antipatia de lado é essencial seguir alguns passos, tais como: entender seus próprios gatilhos, respeitar as diferenças, encontrar suas respostas e aprender a gostar de você.

A antipatia é um sentimento de repulsa instintiva diante de algo ou alguém. A palavra tem origem no termo grego antipathéia, que é formado pelos termos anti (contra) e pathéia (afeição), ou seja: o oposto de afeição. Grande parte das pessoas já passou ou irá passar por essa sensação de aversão imediata, o famoso “meu santo não bateu com o dele”.

Você já tentou entender a origem dessa sensação negativa em relação a uma pessoa que você acabou de conhecer? Este é um sentimento que funciona como um mecanismo de defesa, e é possível que a pessoa em questão faça você lembrar de algo ou alguém que tenha lhe causado algum tipo de desconforto. São questões mal resolvidas dentro do próprio indivíduo.

O que desencadeia a antipatia?

Muitos fatores podem gerar uma resposta negativa em relação ao outro: aparência, personalidade, o humor, a competição e o histórico emocional.

Sempre que um indivíduo se relaciona com alguém, ele ativa todo o seu conteúdo emocional, desencadeando diversas lembranças e emoções. Se você foi criado por um pai muito controlador, por exemplo, pode se irritar ao precisar interagir com uma pessoa que possui traços de personalidade parecidos.

A antipatia tem relação com a falta de autoconhecimento e com a inabilidade de refletir sobre as próprias emoções. Compreender sua própria história de vida é fundamental para que esses indivíduos que não vão com a cara de ninguém consigam se dar melhor com as pessoas e ter relacionamentos saudáveis e duradouros.

Principais gatilhos para a antipatia

  • Medo;
  • Insegurança;
  • Inveja;
  • Competitividade;
  • Ciúmes.

Hábitos de uma pessoa antipática

  • Costumam tirar conclusões precipitadas;
  • Colocam suas opiniões como verdade absoluta;
  • Guardam rancor de situações do passado;
  • Não têm paciência e não conseguem compreender as dificuldades ou características alheias.

Como deixar a antipatia de lado por meio do autoconhecimento

Entenda seus próprios gatilhos

Conhecer sua história de vida, entender sua personalidade, habilidades e limitações é o primeiro passo para deixar a antipatia de lado. As pessoas são espelhos que refletem justamente o que somos. Quando nos irritamos ou não simpatizamos com alguém, identificamos nesse indivíduo características muito parecidas com as nossas — ou que gostaríamos de ter.

Respeite as diferenças

É importante ter consciência de que cada indivíduo possui características positivas e negativas. Por isso, aprender a conviver e respeitar as diferenças entre as pessoas é fundamental para um convívio saudável, sem que sejam criadas expectativas ou frustrações.

Encontre suas respostas

É importante refletir a respeito do motivo de você não gostar de determinada pessoa, identificando quais sentimentos ela gera em você. Só assim é possível entender e associar esse desconforto a seus conflitos internos.

Aprenda a gostar de você

Aprender a gostar de si mesmo, com todos os seus pontos fortes e os que precisam ser trabalhados, é fundamental. Se você não se aceita como é, terá muita dificuldade em aceitar como as outras pessoas são, achando sempre que o problema está com os outros.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter