“Não me sinto amado pelos meus pais”, o que devo fazer?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / TatyanaGl Para melhorar a relação com os seus pais, é preciso entendê-los e estar disposto a perdoá-los.

A família e as relações primárias exercem muita influência na vida dos seres humanos. Desde o útero materno, os indivíduos registram e interpretam todas as emoções que seus pais sentem, e a maneira como eles encaram o período gestacional impacta fortemente na personalidade de cada um.

As experiências intrauterinas e as vivências da primeira infância — que vai até os sete anos de idade — são responsáveis por desenvolver os programas emocionais dos indivíduos. É durante este período da vida dos seres humanos que as experiências e as emoções são interpretadas e transformadas em padrões de comportamento que irão refletir ao longo de toda a vida.

A partir dessas informações, as pessoas criam a forma como enxergam o mundo, baseiam suas escolhas e enfrentam os problemas. Em outras palavras, podemos dizer que a maneira como cada um age e se relaciona está diretamente ligada aos padrões herdados dos pais. Caso você sinta que não é amado e está sofrendo com a rejeição familiar, é importante refletir sobre qual o real causador dessa sensação.

Quem não se sente amado por seus pais pode estar sofrendo por conta de algum trauma emocional que foi gerado durante a infância e motivado por interpretações equivocadas. Certamente, existem indivíduos que passaram por traumas reais que geraram uma dor emocional intensa — como rejeição, abandono e maus tratos —, mas a maioria das pessoas carrega problemas emocionais que são resultado de interpretações inconscientes.

Um exemplo de interpretação distorcida ocorre quando a mãe sente muito medo durante a gestação, uma sensação comum entre mulheres grávidas — afinal, existe a preocupação em relação à saúde do bebê, a insegurança gerada pela sensação de que não dará conta de cuidar do filho e a ansiedade ocasionada pela proximidade do parto. Nesses casos, o feto pode interpretar essa sensação da mãe como rejeição, e isso fica registrado no subconsciente do indivíduo. Por esse motivo, a Inteligência Emocional considera que todas as pessoas carregam algum tipo de dor emocional, seja ela real ou interpretativa.

Como superar a sensação de rejeição dos pais

As feridas da infância geram sequelas emocionais que podem impactar os relacionamentos durante a vida adulta. Para livrar-se dessas bagagens emocionais que prejudicam sua vida, é importante ressignificar essas experiências, resgatar as lembranças e identificar os acontecimentos que marcaram sua infância de maneira negativa. Após esse exercício, é preciso encontrar um propósito e entender qual o aprendizado que isso trouxe para sua vida.

Dicas para melhorar a relação com seus pais

Entenda seus pais

Faça um exercício de empatia e entenda que talvez seus pais não demostrem amor da forma como você gostaria. Aceite que cada pessoa tem sua própria maneira de demonstrar cuidado, carinho e preocupação.

Aprenda a perdoar

Aceite as particularidades e características dos seus pais e aprenda a conviver com elas.  Entenda que eles fizeram o que podiam diante das circunstâncias e ferramentas que possuíam em cada momento e faça o possível para agir com eles da maneira como gostaria de ser tratado. Faça diferente: perdoe e diga a eles o quanto você é grato por tudo.

Invista na sua Inteligência Emocional

Ao desenvolver sua Inteligência Emocional é possível promover um estado de consciência sobre suas emoções e história de vida. Com essa ferramenta, é possível ressignificar as experiências negativas e dissolver interpretações que causam dor e crenças limitantes.

Quer superar os problemas emocionais gerados na infância e dar um novo sentido para sua vida? Conheça o Método LOTUS, um treinamento de imersão que proporciona um mergulho profundo em suas emoções.

 

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter