“Me sinto triste e sozinha”, o que fazer para aconselhar uma grande amiga?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

©depositphotos.com/MariaDubova Caso você tenha uma amiga que esteja triste e sozinha, tente animá-la ao relembrar momento bons da vida.

Quantas vezes você já se sentiu triste e pôde contar com a ajuda de uma mão amiga? Quando a tristeza e a solidão tomam conta, nada melhor que uma pessoa para animar e relembrar as coisas boas da vida.

Se você tem uma amiga que vive dizendo “me sinto triste e sozinha”, não duvide achando que é só para se lamentar. Muitas vezes, pode ser mais sério do que parece. Se você tem uma amiga que se sente assim e quer ajudá-la, a primeira coisa é identificar o grau da tristeza e solidão, pois esses sintomas acompanham doenças graves que precisam de ajuda especializada, como por exemplo, a depressão.

Cuidado especial

A tristeza faz parte da vida e, em geral, uma pessoa que está triste tem um motivo específico para este sentimento — talvez o fim de um namoro, um problema de família, um erro cometido, que dura por um tempo relativamente curto.

A depressão, por outro lado, está associada a uma tristeza sem motivo e que consome todos os seus pensamentos. Observe possíveis mudanças de comportamento, como perda de interesse por atividades que lhe davam prazer, isolamento, choros constantes, irritabilidade, alterações no apetite, entre outros.

Se você notar que sua amiga está apresentando sintomas mais sérios que uma tristeza passageira, aconselhe e incentive que ela busque ajuda profissional. Caso ela resista e a situação esteja séria, vale a pena falar com um familiar mais próximo.

Abra seus ouvidos

Na maior parte das vezes, uma pessoa que diz “me sinto triste e sozinha” está querendo dizer “preciso de ajuda, quero ser ouvida”. Quantas vezes você se sentiu aliviado depois de ter desabafado com alguém? Muitas vezes, o simples ato de desabafar traz um alivio imediato, além de gerar questionamentos e possibilidades que antes não existiam.

Durante a conversa, esteja presente e inteira para ajudar sua amiga, evitando mexer no celular e falar sobre assuntos paralelos. Pergunte sobre a razão que está trazendo essa tristeza, mostre que você se interessa pelos seus sentimentos e está disposta a ajudar. Evite dar conselhos, a não ser que ela peça, pois na maior parte das vezes, as pessoas não buscam uma solução para seus problemas, buscam apenas um ombro amigo.

Mostre o lado bom da vida

Pessoas que estão se sentindo tristes, são “reclamonas” por natureza, sempre colocando a atenção naquilo que está errado. No dia a dia, sutilmente, faça elogios, fale sobre como o dia está bonito e sobre as coisas que fazem você sentir gratidão. Com muito cuidado e paciência, mostre o lado bom da vida e contagie-a aos poucos, mostrando que é possível enxergar um lado positivo para tudo, se afastando da tristeza e da solidão.

Aumente a sua autoestima

Peça que a pessoa fale sobre suas conquistas, sobre os momentos nos quais ela foi vitoriosa, sempre afirmando que ela é capaz de realizar coisas. Fale sobre os momentos que você sentiu orgulho dela, sobre as coisas que você admira nela, e mostre que ela tem motivos para se amar e ser feliz.

Momentos felizes

Convide sua amiga que se sente triste e sozinha para um passeio, uma caminhada, um jantar, cinema. Atividades físicas são ótimos remédios para mandar a tristeza embora. Distraia a sua amiga com programas que ela goste.

Mostre para a sua amiga que ela pode contar com você, o quanto ela é importante para você, fazendo com que ela se sinta especial e querida. E lembre-se que, muitas vezes, um ombro amigo vale mais que mil palavras.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter