“Me sinto sozinha no meu casamento”, quando devo procurar ajuda com um psicólogo?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / AntonioGuillemF Com o passar do tempo muitos casais acabam se afastando, por viver diariamente em uma rotina.

Embora a maioria das pessoas associe o sentimento de solidão a pessoas solteiras ou que moram sozinhas, a verdade é que até mesmo quem vive a dois pode se sentir solitário. Isso acontece porque muitos casais acabam se afastando após algum tempo de relacionamento, pois entram em uma zona de conforto em que fazem sempre os mesmos programas, têm as mesmas discussões, os mesmos desafios e a mesma dinâmica.

Neste contexto, a frase “me sinto sozinha no casamento” tem se tornado cada vez mais comum. A solidão amorosa afeta pessoas que estão em um relacionamento em que não existe mais aprendizado, troca e crescimento. Antes de tomar qualquer atitude para resolver a questão, entretanto, é importante identificar o que está motivando a solidão.

Fatores que levam à solidão no casamento

Desgaste no casamento

Um relacionamento não envolve apenas situações prazerosas, e as crises e dificuldades fazem parte do matrimônio. É preciso superar os obstáculos de forma que eles não desgastem a relação. Para isso, é preciso identificar o que está causando desequilíbrio e prejudicando a relação.

Rotina, falta de diálogo, dependência emocional, desencontros, problemas financeiros, falta de carinho, ciúme excessivo e insegurança são os principais fatores que abalam uma relação. Se você está se sentindo sozinha porque passa por algumas dessas situações e se sente distante do seu parceiro, é preciso que os dois estejam dispostos a cuidar da relação. Terapia de casal pode ser uma boa saída.

Conflitos interiores

A solidão é um sentimento comum, que não está relacionada ao estado civil de uma pessoa. Todas as crianças em algum momento sentem que não receberam algo o suficiente dos pais: amor, atenção, proteção, segurança, cuidado ou tempo. Esse sentimento pode nascer de uma situação real de abandono ou ter sido causada por uma interpretação equivocada.

Isso acontece porque as crianças são totalmente dependentes dos pais, e apenas algumas horas longe deles já são suficientes para se sentirem abandonadas e rejeitadas. Quando crescem, essas crianças acabam buscando alguém ou algo que supra essa ausência e preencha esse vazio emocional. Por isso, muitas pessoas projetam um modelo de romance e de parceiro perfeitos.

Entretanto, a única pessoa capaz de suprir esses vazios emocionais é o próprio indivíduo: antes de buscar o amor de alguém, é preciso amar a si mesmo. Sempre que projetamos em alguém o papel de “salvador”, nos isentamos da responsabilidade de sobre nossos sentimentos.

Aprenda a amar a si mesmo

Se você se sente sozinha no seu casamento, não significa que não exista amor ou que o relacionamento acabou. Independentemente da razão, a solidão exige cuidados para que não acabe se tornando um problema mais grave — como a depressão. Se você está arrastando essa situação por muito tempo e não consegue tomar as decisões necessárias, talvez seja o momento de procurar um psicólogo.

Lembre-se: o amor e a felicidade começam sempre dentro de você. Se você quer aprender a se amar de verdade, não deixe de conhecer o Método LOTUS, um treinamento de três dias que está transformando a vida de milhares de pessoas.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter