Liderança situacional: entenda o que é e como aplicá-la

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© Depositphotos.com / SIphotography O líder situacional consegue ser maleável diante das adversidades.

O conceito de liderança situacional é a capacidade que um líder possui em se moldar as situações. Com esse perfil, o gestor consegue ajustar seu estilo de acordo com alguns aspectos:

  • Maturidade dos colaboradores;
  • Situação específica das demandas;
  • Desempenho da equipe;
  • Necessidades pontuais;

A liderança situacional possui uma relação direta com a motivação. Além de avaliar os funcionários de forma frequente e alterar sua maneira de liderar, esse tipo de gestão busca sempre modelos diferentes que se adaptem a situação encontrada.

Trata-se de um processo dinâmico que envolve todo o quadro de funcionários e tem como base o fator humano – quando se valoriza as potencialidades individuais.

Quais são as principais habilidades de um líder situacional?

  • Diagnosticar as necessidades específicas de cada situação
  • Ter a capacidade para se adaptar e conseguir transitar por vários estilos
  • Sabe escolher qual o melhor estilo de liderança para o momento

O papel da Inteligência Emocional no desenvolvimento da liderança

Direcionar colaboradores de maneira saudável, harmoniosa e que dê resultados é o grande desafio de cada gestor. Para ser um bom líder, é preciso agir com um certo distanciamento e, ao mesmo tempo, delegar e motivar sua equipe.

Um bom líder entende que não é necessário dominar seus funcionários e sim, inspirá-los e desenvolvê-los. A busca por líderes competentes é cada vez maior no mercado corporativo e as organizações já entenderam que, mais que competências técnicas, é preciso investir com força em Inteligência Emocional para conduzir equipes que gerem resultados. Por isso, desenvolver competências emocionais é cada vez mais urgente para que as empresas desenvolvam e aprimorem suas características competitivas.

Se você ocupa um cargo de liderança e sente que precisa desenvolver suas habilidades comportamentais para conduzir sua equipe com mais equilibrio e sabedoria, conheça o Método LOTUS – um treinamento que  já elevou os resultados de grandes corporações.

 

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