Inscreva-se para receber nossa newsletter

© Depositphotos.com / AntonioGuillemF O ciúme desgasta todos os envolvidos na relação: o ciumento vive inseguro, enquanto o alvo se sente preso.

Com o passar do tempo, é natural que as relações acabem se desgastando. Porém, quando algum dos envolvidos é muito ciumento, a tendência é que o desgaste ocorra de maneira mais rápida e profunda. Isso porque o ciúme é desgastante para os dois lados: enquanto o ciumento vive lutando contra suas inseguranças, o alvo se sente pressionado e aprisionando.

Desconfiança, acusações, brigas e privações estragam momentos que deveriam ser prazerosos e, com o tempo, fica insustentável manter a convivência e o relacionamento. Se você tem uma namorada ciumenta que vive fazendo jogos emocionais, mas acredita que vale a pena lutar por esse amor, confira algumas dicas de como virar o jogo.

Tipos de ciúmes

O primeiro passo para melhorar seu relacionamento é entender qual o tipo de ciúme assombra sua namorada.

O ciúme patológico é caracterizado especialmente pela obsessão: o ciumento deixa de realizar suas atividades e se dedica a investigar e monitorar os passos da outra pessoa, podendo apresentar insônia, perda de apetite e sentimento constante de desconfiança. Nem a maior prova de amor pode reverter o ciúme patológico, pois ele está associado a questões psicológicas profundas e que precisam de tratamento específico.

O ciúme pontual, por sua vez, está associado a uma situação específica e pode ser considerado normal. Nesses casos, o enciumado não se sente ameaçado diante de todas as situações ou pessoas, e uma conversa sincera pode resolver a questão.

O ciúme provocado é aquele no qual a namorada ciumenta é alimentada por um namorado inseguro, que tem a necessidade de se autoafirmar e se tornar exclusivo. Este é um comportamento que geralmente é inconsciente, e o namorado provoca ciúmes para aliviar sua própria insegurança.

O que fazer para lidar com uma namorada ciumenta

Cuide de você

Por mais desgastante que seja a crise de ciúme, é possível que você se sinta amado e importante sempre que ela ocorre. Se isso acontece com você, vale ficar alerta para a possibilidade de você estar provocando o ciúme. Antes de reclamar das atitudes da sua namorada, cuide dos seus medos e inseguranças, aprenda a lidar com suas emoções e mude imediatamente seu comportamento.

Imponha limites

Se você não se identifica com a situação acima e acha que o problema realmente é com sua namorada, essas atitudes podem ajudar a lidar com essa situação:

– Coloque limites e estabeleça o seu espaço, sem abrir mão das coisas e pessoas só para ela se sentir segura;

– Confie em sua namorada para que ela também tenha motivos para confiar em você. Se quer que ela mude, seja um exemplo para essa mudança;

– Jamais minta para evitar discussões causadas por ciúmes, pois a mentira é capaz de abalar ainda mais a relação. Seja sempre verdadeiro e não esconda nada, demonstrando que você é confiável;

– Não dê motivos para que sua namorada desconfie de você, comporte-se sempre como uma pessoa comprometida;

– Incentive sua namorada a ter vida própria, o que inclui trabalho, atividades, amigos e contato com familiares;

– O ciúme causa sofrimento e sua namorada possivelmente tem razões psicológicas para ser ciumenta. Sutilmente, incentive que ela busque ajuda terapêutica para o ciúme e dê apoio durante o processo.

Desenvolvam Inteligência Emocional

O ciúme é consequência de uma série de questões psicológicas que precisam ser cuidadas e tratadas. Problemas como insegurança, autoestima, complexo de inferioridade e traumas de infância — que podem causar ciúme e tantas outras doenças emocionais — são causados pela falta de autoconhecimento e inabilidade de lidar com as emoções. Desenvolver a Inteligência Emocional é uma das principais formas de tratar essas questões e se libertar dos jogos emocionais destrutivos.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Você está cansado de não conseguir manter metas de longo prazo, ou então ser considerado uma pessoa explosiva? Entenda como parar de agir por impulso!

Leia Mais ►

Você sente dificuldade em realizar trabalhos em equipe? Quer entender a origem desse problema, e como superá-lo? Leia agora e descubra!

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter