Jogos Emocionais: o que fazer em um relacionamento com uma namorada ciumenta

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / AntonioGuillemF O ciúme desgasta todos os envolvidos na relação: o ciumento vive inseguro, enquanto o alvo se sente preso.

Com o passar do tempo, é natural que as relações acabem se desgastando. Porém, quando algum dos envolvidos é muito ciumento, a tendência é que o desgaste ocorra de maneira mais rápida e profunda. Isso porque o ciúme é desgastante para os dois lados: enquanto o ciumento vive lutando contra suas inseguranças, o alvo se sente pressionado e aprisionando.

Desconfiança, acusações, brigas e privações estragam momentos que deveriam ser prazerosos e, com o tempo, fica insustentável manter a convivência e o relacionamento. Se você tem uma namorada ciumenta que vive fazendo jogos emocionais, mas acredita que vale a pena lutar por esse amor, confira algumas dicas de como virar o jogo.

Tipos de ciúmes

O primeiro passo para melhorar seu relacionamento é entender qual o tipo de ciúme assombra sua namorada.

O ciúme patológico é caracterizado especialmente pela obsessão: o ciumento deixa de realizar suas atividades e se dedica a investigar e monitorar os passos da outra pessoa, podendo apresentar insônia, perda de apetite e sentimento constante de desconfiança. Nem a maior prova de amor pode reverter o ciúme patológico, pois ele está associado a questões psicológicas profundas e que precisam de tratamento específico.

O ciúme pontual, por sua vez, está associado a uma situação específica e pode ser considerado normal. Nesses casos, o enciumado não se sente ameaçado diante de todas as situações ou pessoas, e uma conversa sincera pode resolver a questão.

O ciúme provocado é aquele no qual a namorada ciumenta é alimentada por um namorado inseguro, que tem a necessidade de se autoafirmar e se tornar exclusivo. Este é um comportamento que geralmente é inconsciente, e o namorado provoca ciúmes para aliviar sua própria insegurança.

O que fazer para lidar com uma namorada ciumenta

Cuide de você

Por mais desgastante que seja a crise de ciúme, é possível que você se sinta amado e importante sempre que ela ocorre. Se isso acontece com você, vale ficar alerta para a possibilidade de você estar provocando o ciúme. Antes de reclamar das atitudes da sua namorada, cuide dos seus medos e inseguranças, aprenda a lidar com suas emoções e mude imediatamente seu comportamento.

Imponha limites

Se você não se identifica com a situação acima e acha que o problema realmente é com sua namorada, essas atitudes podem ajudar a lidar com essa situação:

– Coloque limites e estabeleça o seu espaço, sem abrir mão das coisas e pessoas só para ela se sentir segura;

– Confie em sua namorada para que ela também tenha motivos para confiar em você. Se quer que ela mude, seja um exemplo para essa mudança;

– Jamais minta para evitar discussões causadas por ciúmes, pois a mentira é capaz de abalar ainda mais a relação. Seja sempre verdadeiro e não esconda nada, demonstrando que você é confiável;

– Não dê motivos para que sua namorada desconfie de você, comporte-se sempre como uma pessoa comprometida;

– Incentive sua namorada a ter vida própria, o que inclui trabalho, atividades, amigos e contato com familiares;

– O ciúme causa sofrimento e sua namorada possivelmente tem razões psicológicas para ser ciumenta. Sutilmente, incentive que ela busque ajuda terapêutica para o ciúme e dê apoio durante o processo.

Desenvolvam Inteligência Emocional

O ciúme é consequência de uma série de questões psicológicas que precisam ser cuidadas e tratadas. Problemas como insegurança, autoestima, complexo de inferioridade e traumas de infância — que podem causar ciúme e tantas outras doenças emocionais — são causados pela falta de autoconhecimento e inabilidade de lidar com as emoções. Desenvolver a Inteligência Emocional é uma das principais formas de tratar essas questões e se libertar dos jogos emocionais destrutivos.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter