Janeiro: o terror das finanças! Como equilibrar melhor seus rendimentos no começo do ano?

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / ridofranz O Mês de janeiro pode refletir um descontrole financeiro de um ano todo

Chegou o primeiro mês do ano e, junto com ele, a fatura do cartão das compras de Natal, o IPVA, o licenciamento do carro, seguro obrigatório, IPTU, matrícula dos filhos, material escolar, uniforme… Enfim, a lista de despesas extras pode pesar no orçamento e transformar o mês de janeiro em um grande vilão para as finanças!

Como é possível equilibrar seus recursos no começo do ano, e também em todos os outros meses, usando estratégias de inteligência emocional?

O primeiro passo é entender qual a relação emocional que você atribui ao dinheiro. É necessário compreender que todas as crenças, inclusive as relacionadas ao dinheiro, foram arraigadas no inconsciente por meio das experiências e informações recebidas durante toda a nossa vida.

Por esse motivo, é importante entender que, possivelmente, você tenha uma tendência em repetir os mesmos padrões comportamentais aprendidos durante a infância, mesmo que de maneira inconsciente. É preciso trazer a consciência para sua história com o dinheiro, mudando sua relação com ele e se sentindo merecedor. Faça um exercício para percber quais são seus padrões comportamentais com seus próprios recursos e ganhos.

Dicas práticas que vão te auxiliar na sua saúde financeira

  • Faça uma planilha com todos seus gastos e saiba exatamente a quantia necessária para pagar suas despesas. Quando não há controle , o risco de se perder com as contas é mais alto;
  • Separe uma quantia para algum objeto ou experiência que seja importante para você, como comprar uma determinada peça de roupa ou fazer um passeio com a família. Quando você tem um valor destinado a isso, evita gastar com coisas desnecessárias
  • A partir do seu planejamento de custos, você pode acompanhar se os gastos estão dentro do limite estabelecido.  Saiba exatamente onde você está usando o seu dinheiro para não tomar nehum susto
  • Tenha hábitos que sejam compatíveis com o que você ganha
  • Reflita antes de comprar algo por impulso! Como ir às compras quando você estiver triste e irritado ou ansioso. Não compense suas frustrações gastando.
  • Tenha cuidado com os juros do cartão de crédito, ele pode ser uma armadilha para sua vida financeira.

Use a Inteligência Emocional para melhorar a vida financeira

Quando a vida financeira está bagunçada, pode abalar seu estado emocional e afetar diversas áreas da vida. Para lidar com seus recursos de maneira mais saudável e assertiva, é preciso entender suas próprias emoções e, assim, evitar atitudes impulsivas que podem descontrolar ainda mais suas finanças e sua vida de maneira geral. Desenvolver a inteligência emocional é fundamental para frear gastos irrelevantes, planejar melhor e também saber aproveitar seu dinheiro da melhor maneira possível.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter