Insatisfação no trabalho: 8 dicas de o que fazer quando as coisas não estiverem boas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / stokkete A insatisfação no trabalho pode tanto prejudicar o colaborador como a empresa, por isso é de extrema importância detectar esse problema logo no começo.

As horas no trabalho não passam, você se distrai facilmente, vive de mau humor, já não tem mais paciência com os colegas de trabalho, se sente desvalorizado e arrasta toda essa insatisfação para sua vida pessoal. Você só pensa em como a vida poderia ser melhor longe dali e conta os minutos para chegar ao fim do expediente. Se identificou? O descontentamento com o trabalho é muito comum, e prejudica tanto o colaborador quanto a empresa — que perde talentos e produtividade.

A insatisfação no trabalho é um problema que merece atenção especial, pois é justamente no ambiente profissional que as pessoas passam a maior parte dos seus dias. Uma pessoa que vive insatisfeita, em qualquer área da vida, fica muito mais vulnerável a desenvolver doenças físicas e psicológicas, além de sofrer queda na produtividade e nos resultados, correndo o risco de ser mandado embora.

O que fazer para lidar com a insatisfação no trabalho

Descubra o que está causando insatisfação

Existem diversos fatores que podem deixar uma pessoa insatisfeita, e o primeiro passo é identificar o que, de fato, está te deixando assim.  Conheça algumas situações comuns que podem trazer insatisfação profissional:

  • Falta de reconhecimento e feedback;
  • Insatisfação salarial;
  • Divergência de valores entre você e a política da empresa;
  • Falta de identificação com as atividades realizadas;
  • Falta de interesse pela profissão;
  • Dificuldade de se relacionar com os colegas de trabalho;
  • Falta de propósito;
  • Estresse e excesso de cobrança;
  • Falta de perspectiva de crescimento na empresa.

Defina estratégias

Após encontrar o que está causando sua insatisfação, defina estratégias específicas para resolver ou lidar com isso. Caso seu problema for não se identificar com as atividades realizadas, tente descobrir qual atividade traz mais satisfação para sua vida e quais são seus talentos e habilidades. Converse com seus gestores sobre isso e, se tiver insatisfeito com a falta de perspectiva na empresa, construa seu Plano de Carreira e apresente ao RH da empresa. Para tudo, existe uma solução.

Não generalize

A generalização é um mecanismo natural do ser humano: uma coisa não vai bem e o indivíduo já acha que tudo é ruim. Esse tipo de comportamento anula todas as coisas boas, e faz com que a pessoa afunde ainda mais em seu descontentamento. Foque nos aspectos positivos e no que vai bem para se motivar e superar essa insatisfação.

Foque nos ganhos

Tenha em mente que você trabalha para suprir suas necessidades básicas e para realizar seus sonhos. Perceba quantos ganhos existem por trás do seu trabalho, quantas coisas você pode realizar graças a ele e deixe que seus sonhos sejam responsáveis por sua motivação.

Desligue-se

Quando sair do trabalho, desligue-se completamente dele. Faça atividades prazerosas para aproveitar os momentos após o expediente e descarregar a tensão que o trabalho traz, recarregando suas energias para o dia seguinte. Academia, yoga, leitura, culinária, aulas de dança e passeios no parque são algumas opções de atividades que podem trazer prazer e tornar o dia menos estressante.

Ofereça seus talentos

Se você está insatisfeito com seu trabalho, é muito importante fazer coisas que lhe satisfaçam em outras áreas da sua vida. Use seus potenciais em outras atividades, seja por meio de um hobby, de um trabalho voluntário ou para passar um tempo com seus amigos ou com a família.

Mude de profissão

Se, depois de colocar em pratica tudo isso, você continua se sentindo desmotivado e insatisfeito, talvez seja o momento de planejar uma mudança na carreira. Reflita sobre a profissão que você escolheu, a empresa que trabalha e a área em que atua. Se você não consegue enxergar um propósito e se sentir feliz onde está, tenha coragem e faça um planejamento para colocar as mudanças necessárias em prática.

Estude e atualize-se, prepare seu currículo, construa um bom networking, organize-se financeiramente, prepare-se para entrevistas e para uma nova etapa na sua vida.

Encontre sua motivação

Se você não consegue encontrar motivação e deseja mudar essa situação em sua vida profissional, conheça o Método LOTUS, um treinamento de Inteligência Emocional que levará você a reflexões profundas sobre sua vida, suas escolhas, crenças, emoções e valores. Não perca mais tempo, a hora de mudar é agora!

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter