Festa de família: como lidar com parentes que falam mal de todo mundo

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / monkeybusiness Para evitar maiores problemas em sua família, é fundamental compreender que essas pessoas são seres humanos e assim como você eles também possuem sentimentos.

Quando a família se reúne para uma celebração, o evento é sempre muito divertido e emocionante — afinal, é sempre muito bom se conectar com suas raízes. Porém, mesmo em momentos de festa e confraternização, sempre existem aquelas pessoas que adoram fofocas e intrigas, que saem falando mal de um para o outro e acabam gerando grandes confusões e discórdias entre os familiares.

Para evitar problemas, é fundamental saber lidar esses parentes falsos e inconvenientes, garantindo uma boa convivência com a família.

Como funcionam as relações familiares

É importante compreender que os laços familiares não são construídos apenas de emoções como amor e alegria. A inveja e a rivalidade são emoções muito comuns nas relações entre irmãos que, desde crianças, disputam o amor e a atenção dos pais. E é comum que essa disputa também se estenda a pais e filhos, primos e até entre cunhados.

Neste contexto, é fundamental compreender que os familiares são seres humanos que erram, acertam, sentem medo, tristeza e raiva, têm sonhos e emoções. Esse conhecimento é essencial para lidar com os problemas de família sem que ninguém saia magoado e sem precisar se afastar das pessoas mais importantes da sua vida.

Dicas para lidar com parentes que falam mal de todo mundo

Coloque limites

Por mais que você goste do seu familiar que fala mal de todo mundo, estabeleça uma relação restrita e cautelosa a respeito das coisas que você conta da sua vida. Além disso, limite o espaço para que ele não fale da vida de outras pessoas para você. Evite também falar da vida de alguém para essa pessoa, para que ela não se sinta no direito de fazer o mesmo.

Uma boa estratégia é falar bem das outras pessoas e, cada vez que ela apontar um defeito, você aponta uma qualidade, mostrando o lado positivo da vida e das pessoas. Com o tempo, essa pessoa perceberá que também pode mudar o foco e o comportamento.

Não leve para o lado pessoal

Pessoas que falam mal dos outros, no fundo, são cheias de inseguranças e frustrações. Por não se sentirem capazes de realizar nada e não se aceitarem como são, sentem uma necessidade incontrolável de inferiorizar as outras pessoas, simplesmente para se sentirem melhor com elas mesmas.

Esses indivíduos agem assim porque não têm autoconhecimento suficiente para se aceitarem como são, e focam apenas em suas limitações e não sabem reconhecer seu potencial. Não vale a pena guardar ressentimento em relação a essas pessoas, pois elas já fazem muito mal para si mesmas.

Tenha Inteligência Emocional

Toda relação é baseada em trocas e necessidades. Ter consciência do que existe por trás de cada relação é o primeiro passo para construir relações livres e saudáveis. Desenvolva a sua Inteligência Emocional e aprenda a lidar com as emoções que fazem parte de todos os seres humanos.

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter