Estresse de fim de ano? Confira 5 dicas para ter autocontrole.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com/threecvet.gmail.com O autocontrole mental e a força psicológica são fundamentais para o equilíbrio emocional, já que assim é possível otimizar sua performance social, emocional e psíquica.

Todo fim de ano é a mesma coisa: filas quilométricas, lugares superlotados, trânsito caótico, confusões familiares e várias outras situações que geram muito estresse. Realmente, só tendo muito autocontrole para não surtar.

Segundo um estudo feito pela International Stress Management Association do Brasil (ISLA-BR), o estresse pode aumentar em até 75% no mês de dezembro, já que é no fim de ano que a correria e a tensão aumentam.

O estresse é uma resposta do nosso organismo gerada pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional, seja ela positiva ou negativa, levando o organismo à um processo de adaptação.

Essa resposta libera uma série de reações químicas e hormônios em nosso organismo, e cada um reage de maneira diferente. É a forma como cada pessoa administra suas próprias emoções que define qual o tipo de estresse será atribuído a cada experiência.

O resultado desse estresse todos são pessoas com ansiedade, pânico e depressão. Mas, então, como fazer para passar por essa fase do ano sem que ocorram desgastes físicos e psicológicos? A resposta é simples: mudando a maneira como nós nos relacionamos e vivenciamos essas experiências.

O autocontrole e o estresse

O autocontrole mental e a força psicológica são fundamentais para o equilíbrio emocional, já que assim é possível otimizar sua performance social, emocional e psíquica.

A palavra autocontrole costuma ser relacionada com a limitação de condutas inconvenientes. No entanto, trabalhar essa habilidade tem mais a ver com a incorporação de condutas que influenciam a probabilidade e a maneira como as coisas vão acontecer.

Quando não temos consciência de como nossas emoções agem em nossas vidas e quais as reações e padrões que as sustentam, nosso inconsciente cria formas para extravasá-las. Por isso, o autocontrole é fundamental para não sofrer com o estresse.

5 dicas para estimular seu autocontrole

Aprenda a canalizar sua energia

Evite gastar tempo e seu equilíbrio emocional com coisas inúteis ou com fatos que não podem sem controlados. Enquanto você concentra sua energia em coisas que não vão lhe levar a nada, o que realmente importa acaba sendo deixado de lado ou em segundo plano.

O autocontrole reside em uma mente que é capaz canalizar sua energia apenas para coisas benéficas e produtivas.

Desenvolva seu autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é um exercício básico e o primeiro passo para estimular o autocontrole. Entrar em contato com sua própria essência e entender quais são suas crenças fundamentais, as características marcantes da sua personalidade e quais são seus próprios limites é uma prática que precisa ser exercitada diariamente.

Assim é possível analisar seus valores, anseios e reais objetivos em todas os âmbitos da vida. Buscar o autoconhecimento é fundamental para conquistar autocontrole e uma mente mais saudável.

Tenha paciência e tolerância

Conflitos devem ser contornados com muita diplomacia e cuidado para que você não extravase nos outros o seu estresse e nervosismo. Procure ser tolerante com as diferentes opiniões, e ao invés de alimentar alguma discussão, aja de forma conciliadora.

Se uma discussão se alastrar, é preciso manter a calma. Tente refletir antes de responder de maneira impulsiva. Se for necessário, respire fundo ou até se afaste por alguns minutos.

Evite o conflito e procure esclarecer as coisas favorecendo sua resolução: a comunicação é a base para sintonia e compreensão.

Saiba a hora de dizer não

Estar sempre disposto a ajudar as pessoas do seu convívio é uma ótima característica e uma atitude louvável. Porém, é preciso ter cuidado para que esse hábito não atrapalhe e comprometa seu emocional. Saber dizer não quando necessário vai ajudá-lo a focar nas suas prioridades e evitar distrações desnecessárias.

Entenda e trabalhe suas emoções

Para atingir o autocontrole é fundamental ter consciência sobre suas emoções e como elas impactam em suas ações e relacionamentos. A razão e a emoção precisam estar em equilíbrio para que você consiga banir o estresse.

Se você quer aprender a ter autocontrole e trabalhar suas emoções para viver uma vida sem estresse, conheça o Lotus, uma experiência única e imersiva que, em apenas 3 dias, te guiará através de uma profunda reflexão sobre o comportamento humano.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter