Entenda o sentimento de culpa excessiva segundo à psicologia

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / natasa.mandic O sentimento de culpa é um dos piores sentimentos que podem afetar os seres humanos.

Você já questionou o motivo de algumas pessoas conquistarem tudo o que almejam, enquanto nada dá certo para outras? É claro que o comportamento e a iniciativa são fatores relevantes, mas o que realmente difere essas pessoas é o quanto elas se sentem merecedoras. Pessoas que carregam culpa e não se sentem merecedoras, inconscientemente destroem tudo em suas vidas.

O sentimento de culpa é um dos piores que pode afetar o ser humano, uma vez que mantém o indivíduo preso ao passado. Durante a infância, aprendemos que devemos sentir culpa e vergonha ao cometer um erro. Esse aprendizado persiste até a vida adulta, e cada erro traz mais sofrimento e culpa.

Este sentimento de culpa traz uma carga negativa de crenças, afetando todos os pensamentos do indivíduo e influenciando como ele pensa a respeito de si mesmo. Ao invés de buscar alternativas e possibilidades, a culpa faz com que você fique apenas se lamentando e se sentindo mal. Como consequência, o indivíduo não aprende com seus erros e fica apenas repetindo as mesmas atitudes.

A origem da culpa

Durante a gestação, a mãe sente todas as emoções de forma alternada e desproporcional, variando entre medo, tristeza, raiva, ansiedade e solidão. O bebê também sente e registra todos esses sentimentos e emoções, passando a sentir culpa por causar dor à sua mãe. Dessa forma, a culpa se torna uma ligação entre mãe e filho. As experiências de vida podem intensificar esse sentimento, gerando ainda mais culpa e dor.

Como parar de se culpar tanto?

Aprenda a lidar com erros

Aprenda a lidar com erros e aceite que você é imperfeito. Você deixa de amar alguém apenas porque essa pessoa errou? Tenha em mente que você não é mais aquela criança que tinha que ser perfeita e não podia errar para ser amada: todas as pessoas erram, e nenhum erro é intencional.

Sinta-se merecedor

Quantas vezes você duvidou de um elogio que recebeu, não se sentiu merecedor de um presente ou até mesmo do amor de alguém? Saiba acreditar, receber e agradecer por cada coisa que chega até você, se conectando cada vez mais com a energia do merecimento.

Troque a culpa por responsabilidade

Perceba a diferença entre ser culpado e ser responsável. A responsabilidade é uma escolha que traz emoções positivas, faz com que você se perceba como potente, ativo e motivado. A culpa, por sua vez, é uma emoção negativa que paralisa e faz com que você fique voltado para o passado.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter