Entenda a importância de palavras de incentivo na luta contra as drogas

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / shalunx13 É muito importante fazer com que o dependente químico se conscientize sobre a sua doença.

Existem muitos fatores que levam uma pessoa a desenvolver dependência química: desequilíbrio emocional, baixa autoestima, necessidade de ser aceito, insegurança e influências externas. Aspetos da infância também podem interferir no desenvolvimento de vícios, são eles:

  • Pessoas que tiveram pais ausentes, que eram compensados com presentes e cresceram com a ideia de que coisas externas são capazes de suprir o vazio emocional;
  • Pessoas cujos pais eram usuários de drogas ou álcool;
  • Falta de limites durante a infância, o que causa dificuldade para lidar com frustrações, fazendo com que o indivíduo busque prazer a qualquer custo;
  • Crianças que foram rejeitas podem desenvolver vícios para se sentirem aceitas;
  • Pessoas que não conseguem lidar com suas emoções e encontram nas drogas uma maneira de fugir do seu mundo interior.

A medicina e a ciência têm falado cada vez mais sobre como as experiências intrauterinas impactam diretamente na personalidade das pessoas. Se, durante a gestação ou nos primeiros anos de vida, a pessoa interpretou que estava sendo rejeitada ou que não era amada, ela pode crescer com dificuldade de cultivar o amor próprio e de amar a vida de maneira geral.

Filhos não desejados, tentativas de aborto, mães com quadro depressivo durante ou depois da gestação, sofrimento fetal, rejeição, falta de amor, maus tratos e traumas de infância são algumas situações que podem desencadear comportamentos autodestrutivos durante a vida adulta, como o uso de drogas.

Quando alguma dessas coisas acontece, o bebê começa a sentir e registrar esses sentimentos e emoções como se fossem dele. Além disso, ele registra sentimento de culpa, falta de merecimento e pulsão de morte, crescendo com a ideia de que não merece viver. Essas interpretações ficam armazenadas no inconsciente da pessoa, e podem se manifestar em qualquer momento da vida, especialmente após sofrer algum trauma.

Palavras de incentivo: como ajudar alguém na luta contra as drogas

É muito difícil que um dependente químico perceba seu vício e assuma que precisa de ajuda. A pessoa até pode ter consciência de que seu comportamento é prejudicial para sua vida, mas assumir que se tornou dependente é uma tarefa muito mais difícil. Por esse motivo, é fundamental que familiares e amigos digam palavras de incentivo e façam o possível para apoiar o viciado.

O primeiro passo para ajudar um usuário de drogas é fazer com que ele se conscientize sobre a doença. Confira cinco dicas para lidar com o problema:

Controle seu comportamento

Para ajudar alguém dependente de drogas que faz parte do seu convívio, é importante educar a si mesmo e controlar o comportamento ao se relacionar com o viciado. Por mais difícil que seja, é importante controlar a irritação e o desapontamento com a pessoa, preferindo palavras e atitudes de incentivo em vez de brigas e discussões.

Procure ajuda especializada

Procurar um grupo de apoio especializado é muito importante para que a pessoa viciada encontre pessoas que podem ouvir o problema e aconselhar o viciado sobre a melhor maneira de lidar com o problema.

Estabeleça limites

O convívio com um usuário de drogas pode ser muito difícil, uma que a pessoa geralmente perde os parâmetros de como conviver em sociedade. Escolher não estar por perto quando a pessoa estiver sob os efeitos das drogas é um exemplo de como se manter equilibrada e mostrar para a pessoa que seus atos sempre terão consequências.

Converse

Invista em abordagens que deixem claro que, caso o dependente queira se tratar, sempre haverá ajuda disponível.

Demonstre confiança

Quando o dependente químico sente que pode confiar na família e nos amigos para lutar contra seu vício sem ser julgado, terá uma motivação maior para enfrentar o problema.

O que não fazer ao lidar com um viciado

  • Não encubra os erros do viciado e não tente salvá-lo das consequências de seus atos;
  • Não faça coisas que ele pode fazer por si próprio;
  • Não ajude financeiramente;
  • Abandone a culpa.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar no tratamento de vícios

Pessoas sem Inteligência Emocional são levadas pelo impulso do vício e não conseguem perceber que sentimentos como ansiedade, raiva, solidão e carência criam formas inconscientes de extravasar. As drogas cumprem o papel de suprir necessidade emocionais.

Enfrentar e interagir com as próprias emoções é fundamental para aprender a controlar a dependência das drogas. Se você quiser se aprofundar no conhecimento de suas emoções, desenvolva sua Inteligência Emocional com o Método LÓTUS, um treinamento que propõe o entendimento dos problemas que levaram ao desenvolvimento dos vícios e dos desequilíbrios emocionais.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de identificar, compreender

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter