Entenda a diferença entre um amor e uma paixão para a vida de uma pessoa

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / belchonock O amor e a paixão são sentimentos diferentes, mas que dependem um do outro para existir.

Amor e paixão são sentimentos diferentes, mas que caminham juntos: um precisa do outro para uma relação existir e crescer. Uma pessoa dificilmente começa a amar alguém sem antes ter se apaixonado por ele, e uma relação não prospera se não existir amor.

Diferença entre amor e paixão

A fantasia da paixão

A paixão é necessária para conectar as pessoas, pois suporta diferenças sem dificuldade e coloca o outro acima de qualquer coisa. Se apaixonar é fácil, pois a paixão é mais superficial, fantasiosa e constrói a relação com base na euforia e na troca física. O indivíduo apaixonado só enxerga coisas positivas em seu parceiro, enquanto os defeitos ficam camuflados.

Seria maravilhoso se manter sempre apaixonado a acreditando que o parceiro é perfeito, não é? Porém, a paixão tem prazo de validade, e dura cerca de seis meses. Após esse período, o sentimento pode simplesmente acabar ou se transformar em uma linda história de amor.

A realidade do amor

Você já parou para pensar que o amor é representado por uma flecha no coração? Isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que o amor é belo, também é dolorido. Para sustentar o amor é preciso aprender a ceder, doar e receber. É preciso aceitar a luz e a sombra. Enquanto a paixão traz um mundo de fantasia, e, que tudo é bonito e superficial, o amor é maduro, adulto e profundo.

Quando o amor chega, a pessoa perfeita começa a dar espaço para um indivíduo real, que tem defeitos e limitações. A pessoa que está ao seu lado agora não é mais aquela que você se apaixonou, uma vez que você mudou a forma de olhar para ela. Um dos maiores desafios de um relacionamento, portanto, é superar esta fase em que a paixão está se transformando em amor.

Fantasia e realidade: é preciso se apaixonar para sustentar o amor

Quando estão apaixonados, o casal tende a ser mais carinhoso, paciente, controlado, justo e sente mais desejo sexual. Com o tempo, as reais características das pessoas começam a aparecer, e é necessário se apaixonar por essa nova faceta, transformando a paixão em amor.

Para saber se é possível reconstruir o sentimento de paixão e manter o relacionamento, é necessário refletir sobre as perguntas abaixo:

– O que mudou?

– É possível ser feliz ao lado dessa nova pessoa?

– O que você precisa aceitar no seu parceiro?

– De que forma você pode ser menos exigente e aceitar o que seu parceiro tem para compartilhar com você?

– Se você conhecesse essa pessoa dessa forma, se apaixonaria por ela?

– Você ainda é capaz de admirar seu parceiro?

– Apesar do desgaste da relação, você consegue enxergar o que essa pessoa tem de positivo?

Ao responder a essas perguntas, é necessário levar em conta que você também mudou, e seu parceiro também precisa se apaixonar novamente por quem você é. Reflitam sobre o assunto e caminhem juntos em busca de uma nova história de paixão e amor, construindo um relacionamento maduro.

Posts Relacionados

A inteligência emocional (IE) é a capacidade de entender e

Leia Mais ►

As dívidas podem ser um fardo financeiro e emocional significativo.

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter