© Depositphotos.com / arkusha Recomeçar é sempre uma tarefa bastante difícil independente da idade, uma vez que esse processo exige uma enorme capacidade de aceitação.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro atualmente é de 75 anos, um dado que mostra como os “cinquentões” ainda podem ter muitos motivos para traçar novas metas e realizar sonhos. Nesta fase da vida, geralmente os filhos já estão crescidos, a vida profissional está consolidada e, justamente por conta de todos os erros e tropeços cometidos, as experiências permitem que os fracassos sejam transformados em novas atitudes.

Recomeçar é sempre uma tarefa que traz aprendizado e evolução pessoal, mas exige capacidade de aceitação. Isso porque é preciso realizar mudanças internas para ir em busca do que realmente traz realização e felicidade para sua vida. O ser humano está em constante movimento, e saber a hora de virar a chave é essencial para evitar que um estado de tristeza ou depressão se instale.

Lembre-se: ao fazer sempre as mesmas coisas, fica impossível obter resultados diferentes. Não tente evitar os riscos, e tenha em mente que até mesmo os fracassos são importantes para o amadurecimento que fez você se tornar a pessoa que é hoje.

Dicas de Inteligência Emocional para transformar erros em atitudes positivas

Avalie sua trajetória

Olhe para o seu passado e avalie suas experiências, analisando racionalmente fracassos e vitórias. Revise suas ações e reflita sobre o que poderia ter sido diferente, o que faltou planejar e quais foram os excessos e ausências.

Não ignore seus fracassos

Em vez de fugir de seus momentos de fracasso, olhe para eles com carinho: toda experiência, seja positiva ou negativa, traz aprendizado e pode funcionar como uma mola propulsora que faz o indivíduo mudar e evoluir.

Trace novas rotas

Planeje novos caminhos e visualize novas formas de percorrê-los. Construa uma estrada diferente em sua vida e tenha paciência para percorrê-la até o fim.

Confie

Evite deixar que os erros e as experiências negativas tragam sensação de derrota. Em vez disso, mantenha-se positivo e relembre os momentos em que você alcançou sucesso. Faça o possível para trazer consciência para sua competência e potencial.

Descubra o que traz motivação

Saber o que te mantém motivado é fundamental para explorar meios e conseguir ter fôlego para percorrer o caminho que te levará a alcançar o sucesso em qualquer área da vida. Os principais motivadores das pessoas são: segurança, aprendizado, amizades, disciplina, reconhecimento, recompensa financeira e liberdade.

Esteja preparado

Esteja sempre estudando, atualizando seus conhecimentos e adquirindo novas bagagens. Além disso, não deixe de cuidar de sua saúde: faça exercícios físicos, alimente-se adequadamente e invista em uma rotina saudável. Estar bem com você mesmo é fundamental para estar preparado para abraçar as oportunidades, em qualquer etapa da vida.

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on pinterest

Posts Relacionados

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do brasileiros – 30 milhões de pessoas – sofrem com a dor. Ou seja, precisamos realmente prestar atenção nos sintomas dessa condição e nas causas emocionais que podem influenciar seu surgimento.

Leia Mais ►

Pesquisar online uma reação física qualquer é algo fácil, até automático, certo? Porém, essa “curiosidade” tem limite e quando ele é ultrapassado, surge a hipocondria.

Leia Mais ►

A interação entre fatores genéticos, ambientais e psicológicos podem levar ao desenvolvimento dessa doença silenciosa. Porém, são os fatores psicológicos e emocionais que funcionam como um gatilho para o transtorno vir à tona.

Leia Mais ►

Inscreva-se para receber nossa newsletter