Controle emocional no trabalho: 4 dicas para não se estressar

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com/prettyvectors Não basta apenas gerar e entregar resultados: é necessário ter autocontrole para crescer profissionalmente.

A vida profissional é cheia de obstáculos diários: metas, prazos, reuniões, projetos, pressão e inúmeras decisões a serem tomadas. Em qualquer âmbito da vida, as pessoas estão sendo observadas, avaliadas e cobradas o tempo todo, o que faz com que todos vivam em uma pressão constante – e, por isso, é essencial saber ter controle emocional no trabalho.

Não basta apenas gerar e entregar resultados: é necessário ter autocontrole para crescer profissionalmente. Uma pessoa emocionalmente desequilibrada tende a desenvolver um comportamento agressivo, criando uma relação de medo e distanciamento. Quando estamos nesse estado, apresentamos dificuldade para lidar com imprevistos e passar por cima de frustrações, além de queda na produtividade.

Reagir com calma e segurança, responder bem a situações de estresse, saber se relacionar de forma positiva e construtiva e usar o máximo de suas qualidades individuais são algumas características que demonstram o controle emocional.

Como ter controle emocional no trabalho?

Seja resiliente

Ser resiliente no ambiente de trabalho garante que você seja uma pessoa que não entra em desespero diante de algum imprevisto ou adversidade. Muito pelo contrário: uma pessoa resiliente desafia a situação e aprende com os erros cometidos.

Um profissional com essas características é capaz de trabalhar sob pressão e de se perseverar diante dos problemas, estando sempre preparado para ouvir um “não” e encará-los como incentivo para buscar um “sim”.

Desenvolva seu autoconhecimento

Pessoas que desenvolvem o autoconhecimento são capazes de reconhecer seus comportamentos, atitudes, limitações e potenciais, tornando-se mais autênticos e seguros de si.

A autopercepção das próprias emoções permite que a pessoa saiba qual é sua reação diante de cada situação, permitindo que ela tenha autocontrole e encontre formas assertivas de se comportar. Essas pessoas são capazes de estabelecer relações saudáveis e conquistar a confiança dos colegas de trabalho.

Seja assertivo

Ser assertivo é saber se posicionar de forma firme e educada. É saber dizer sim quando esta for a resposta mais adequada, mas também saber dizer não quando necessário. Uma pessoa assertiva sabe se comunicar de forma segura e passar uma mensagem sem manipular os outros, dizendo o que é preciso ser dito.

Ser assertivo é ser objetivo, honesto, transparente e saber ouvir a opinião dos outros. Com essa atitude, sempre respeitosa e séria, é possível conquistar a credibilidade e confiança das pessoas.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

O autocontrole é um conjunto de escolhas e comportamentos que só são adquiridos por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional. Se você quer desenvolver o controle emocional no trabalho, conheça o Lotus – um treinamento de imersão que te propõe um entendimento das suas emoções e comportamentos e como somente você pode alterá-los!

Posts Relacionados

A maternidade é uma jornada transformadora que traz consigo uma

Leia Mais ►

Os bloqueios emocionais são barreiras que nos impedem de expressar

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter